Seminário Institucional de Professores tem início nesta segunda-feira

Postado em 25/02/2013 15h43min

Por Ana Paula Vieira Labres

Cerca de 200 professores da Univates participaram nesta segunda-feira, dia 25, da abertura do 11º Seminário Institucional de Professores, no auditório do Prédio 7, que prossegue até esta terça-feira, dia 26.

Com o tema “Os desafios da Educação Superior e as metodologias ativas no Ensino Superior”, o objetivo da atividade é conscientizar e aperfeiçoar o corpo docente da Univates, em especial os coordenadores de curso do Ensino Superior e os professores com dedicação permanente (DPs). Também visa a estimular a reflexão sobre como enfrentar os desafios da Educação Superior, de modo a permitir a contínua melhora da qualidade dos cursos da Instituição.

No início do evento ocorreu a apresentação de cada professor e a palestra com o Reitor da Univates, Ney Lazzari: “Dados sobre o Ensino Superior no Brasil”. Em sua fala, Lazzari destacou a implantação do Curso de Medicina na Univates e as prioridades da Instituição. “Há decisões que são tomadas que levam em conta a legislação do Brasil e o mercado. Contamos com uma equipe que toma decisões e apontam os caminhos, que, porventura, podem ser modificados.”

Quanto ao Ensino Superior no Brasil, o Reitor destacou que a sua evolução nos anos 80 e 90 esteve estagnada. “Nessas décadas tínhamos muita dificuldade para abrir um curso novo. Entre a abertura de um e outro demorava de 12 a 13 anos. Porém, a partir da década de 90, começa a melhorar e em 2010 chegamos a 6 milhões de estudantes. Hoje, em 2013, contamos com mais de 7 milhões de alunos em universidades brasileiras. Contudo, o Ensino Superior e a Univates têm muito o que crescer”, enfatiza Lazzari.

O Seminário Institucional prossegue nesta segunda-feira, dia 25, com palestra sobre “Metodologias ativas no Ensino Superior”, a ser proferida por Nilva Lúcia Rech Stedile, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na terça-feira, dia 26, ocorrerão encontros para debater as temáticas do evento, conforme organização de cada Centro (CCBS, CCHJ, CETEC e CGO).

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Cerca de 200 professores participaram da abertura do Seminário Institucional