Univates recebe novos alunos e professores com atividades especiais

Postado em 25/02/2013 21h01min

Por Ana Paula Vieira Labres/Tuane Eggers

Nesta segunda-feira, dia 25, a Univates deu início a uma programação especial para os alunos ingressantes nos cursos de graduação, sequenciais e técnicos, o “Encontro com os Bixos”, que prossegue nesta terça, dia 26. O objetivo do evento é dar as boas-vindas aos estudantes de uma maneira especial, com atividades diferenciadas.

No primeiro dia do evento, os participantes foram recepcionados no Complexo Esportivo da Instituição, onde puderam conferir apresentações do Ambiente Virtual, da Biblioteca e de benefícios e financiamentos.

Na ocasião, o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Carlos Cyrne, deu as boas-vindas em nome da Reitoria e enfatizou que estar em uma universidade não é apenas acumular informação. “Ser aluno universitário não é só ouvir as aulas. Aqui teremos que aprender a construir nossas fórmulas. Aqui teremos que buscar não só facilidades, mas também algumas dificuldades”, ressaltou. Cyrne também lembrou os alunos sobre a importância de aprender novas línguas e de buscar o autoconhecimento.

Entre os participantes esteve a ingressante no curso de Engenharia Civil, Vanessa Hentges, da cidade de Arroio do Meio, que elogiou a iniciativa da Univates. "Achei a proposta interessante e fiquei curiosa para ver o que a Univates tem a me oferecer”, afirmou a aluna, que também estará presente no segundo dia do evento. Sobre a expectativa de iniciar o semestre acadêmico, Vanessa ressaltou que é um mundo novo e sua expectativa é aprender muito. O encontro também possibilitou que os novos alunos se conhecessem e fizessem novas amizades.

O segundo dia da programação será voltado a bate-papo com coordenadores de cursos, show com a banda Just Blues e sorteio de cinco tablets Samsung entre os presentes (poderão concorrer ao sorteio somente os alunos que participarem dos dois dias do evento).

Mais informações podem ser obtidas pelo fone 0800 7 07 08 09.

Seminário Institucional de Professores tem início

Cerca de 200 professores da Univates participaram, também nesta segunda-feira, da abertura do 11º Seminário Institucional de Professores. Com o tema “Os desafios da Educação Superior e as metodologias ativas no Ensino Superior”, o objetivo da atividade é conscientizar e aperfeiçoar o corpo docente da Univates, em especial os coordenadores de curso do Ensino Superior e os professores com dedicação permanente. Também visa a estimular a reflexão sobre como enfrentar os desafios da Educação Superior, de modo a permitir a contínua melhora da qualidade dos cursos da Instituição.

No início do Seminário, os professores se apresentaram e assistiram à palestra "Dados sobre o Ensino Superior no Brasil”, proferida pelo reitor da Instituição, Ney Lazzari. Em sua fala, ele destacou a implantação do Curso de Medicina na Univates e as prioridades da Instituição. “Há decisões que são tomadas que levam em conta a legislação do Brasil e o mercado. Contamos com uma equipe que toma decisões e apontam os caminhos, que, porventura, podem ser modificados", disse o reitor.

Quanto ao Ensino Superior no Brasil, o reitor destacou que sua evolução nos anos 80 e 90 esteve estagnada. “Nessas décadas, tínhamos muita dificuldade para abrir um curso novo. Entre a abertura de um e outro demorava de 12 a 13 anos. Porém, a partir da década de 90, isso começa a melhorar, e em 2010 chegamos a 6 milhões de estudantes. Hoje, em 2013, contamos com mais de 7 milhões de alunos em universidades brasileiras. Contudo, o Ensino Superior e a Univates têm muito o que crescer”, enfatizou Lazzari.

O Seminário contou ainda com palestra sobre “Metodologias ativas no Ensino Superior”, proferida por Nilva Lúcia Rech Stedile, da Universidade de Caxias do Sul. O evento prossegue nesta terça, dia 26.

Texto: Ana Paula Vieira Labres/Tuane Eggers

“Dados sobre Ensino Superior no Brasil” foi tema de palestra