Meio ambiente é preservado com a destinação adequada de resíduos

Postado em 04/03/2013 11h09min

Por Ana Paula Vieira Labres

Enquanto os alunos produzem conhecimentos e expandem sua criatividade no Laboratório de Imagem e Forma, na parte externa o meio ambiente é preservado. A Univates instalou, neste primeiro semestre, no Prédio 12, dois tanques de tratamento de separação de resíduos, cada um com capacidade para armazenar 300 litros de resíduos.

A instalação visa a melhorar e padronizar o tratamento de efluentes no câmpus. O objetivo principal é que os restos de tinta e solvente utilizados naquele laboratório sejam descartados em uma cuba especial que encaminhará esses materiais ao tanque, evitando que poluam o meio ambiente.

No Prédio 5, no Laboratório do Leite, os resíduos utilizados para as análises do produto, que atualmente são armazenados em bombonas de 50 litros até o seu destino final, futuramente, também serão encaminhados a dois tanques específicos. Um com capacidade de 2,5 mil litros e outro de 1,35 mil litros, suprindo, desta forma, a geração de um mês de análises.

Conforme a bióloga e professora da Univates Cátia Gonçalves, os tanques instalados no Laboratório de Imagem e Forma serão usados para o tratamento interno dos efluentes gerados. “No processo de tratamento o óleo, o solvente, e restos de pigmento serão separados e removidos por processos físico-químicos, tornando a água passível de reuso. Já no Laboratório do Leite, os tanques serão utilizados para outro propósito: o de armazenar temporariamente o efluente e posteriormente enviá-lo para tratamento externo”, destaca Cátia.

Ainda segundo o engenheiro da Univates, Robledo Müller, a Univates já implanta há algum tempo um sistema específico de separação de resíduos. O primeiro passo deu-se com a instalação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) ao lado da atual biblioteca, com o objetivo de aprimorar o sistema de tratamento de esgoto, que antes funcionava separadamente em cada prédio. “A instalação desses tanques é o segundo passo. Identificamos os pontos de geração de resíduos químicos e realizamos o tratamento adequado para cada um. Antes, orientávamos os alunos sobre o descarte correto e o esgoto químico já era separado em tambores de plástico e encaminhado para tratamento adequado. Na Univates, o modelo da ETE é item obrigatório em cada nova obra”, finaliza Robledo.

A Univates conta com diversas ações de preservação do meio ambiente com o Programa Interno de Separação de Resíduos (PISR), que podem ser conferidas no site www.univates.br/responsabilidade-social.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Tanques instalados no Laboratório de Imagem e Forma serão usados para o tratamento interno dos efluentes

Ana Paula Vieira Labres

Laboratório de Imagem e Forma