Univates colabora com levantamento da biodiversidade mundial

Postado em 13/03/2013 09h50min

Por -

Com o objetivo de elaborar um levantamento da biodiversidade mundial, a Convenção sobre Diversidade Biológica determinou, no ano de 2000, que fossem catalogadas todas as espécies existentes de flora, fauna, microbiota e fungos. O evento mundial é realizado a cada dez anos e a meta é de que, até 2020, seja enviado o catálogo completo de cada país. No Brasil, a Univates está entre as instituições que colaboram neste processo.

Recentemente, o Herbário do Vale do Taquari (HVAT), cuja curadora é a professora Elisete Freitas, foi cadastrado no sistema do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos – INCT –, que representa a integração das principais informações científicas sobre plantas e fungos disponíveis no país. A missão é prover infraestrutura de dados de qualidade, de acesso público e aberto. Por meio do sistema, hoje são compartilhados cerca de 3,8 milhões de exemplares, fornecendo dados à comunidade acadêmica.

Para se cadastrar no sistema do INCT, há uma lista de pré-requisitos, e um deles é estar vinculado ao Index Herbariorum, um índice mundial de herbários, que exige atingir cinco mil amostras de plantas desidratadas (exsicatas). A Univates ainda não possui esse número de amostras catalogadas, mas pela qualidade do material, foi aberta uma exceção para o cadastro nacional. Nesta catalogação, são disponibilizadas informações detalhadas sobre cada espécie, como família, sinônimos, mapa de distribuição e imagens.

Os exemplares da Instituição estão sendo organizados aos poucos e contam, inclusive, com amostras de cerca de 30 anos atrás, oriundas da Espanha. A troca de materiais é comum no contexto acadêmico para proporcionar mais possibilidades de pesquisa.

Herbário é referência em orquídeas

Compondo a coleção, predominam as coletas de espécies pertencentes à formação florestal em que o Herbário está inserido, como resultado de projetos de pesquisa desenvolvidos na Univates, de coletas realizadas durante os trabalhos de conclusão de curso de alunos de graduação e de pós-graduação e, ainda, por coletas realizadas esporadicamente por alunos, comunidade e pesquisadores.

O maior número de coletas ocorreu entre os anos de 2001 e 2003, quando uma equipe de biólogos e estudantes atuou no monitoramento da área alagável antes e durante a construção da Pequena Central Hidrelétrica Salto Forqueta, situada em municípios da região em que o Herbário está inserido.

Entre as famílias botânicas com amostras no Herbário do Vale do Taquari, a família Orchidaceae (orquídeas) é destaque e tornou-se referência no meio científico pela grande diversidade de espécies nativas regionais nele representadas. Inclusive, no último mês de dezembro, um doutorando do Rio de Janeiro visitou o local para utilizar o material em seus estudos.

Além das espécies de orquídeas, outro ponto de destaque do Herbário é o fato de que a curadora Elisete Freitas, em seu trabalho de mestrado e doutorado, estudou a vegetação de uma porção do Bioma Pampa no Rio Grande do Sul. Dessa forma, há diversas espécies de plantas com amostras no Herbário e que são exclusivas desse Bioma. Além do INCT, o Herbário também é cadastrado na Rede de Herbários do Rio Grande do Sul e na Rede Brasileira de Herbários.

Saiba mais

Os herbários são verdadeiras bibliotecas de plantas e servem para documentar a diversidade biológica de determinadas regiões, biomas, de um estado ou, ainda, de um país como um todo. As coleções botânicas dos herbários servem como base para estudos de biodiversidade, manejo sustentável dos recursos naturais, programas de recuperação ambiental, ecoturismo e outros.

O Herbário do Vale do Taquari pertence ao Museu de Ciências Naturais – MCN – da Univates e iniciou suas atividades em 1995. As primeiras coletas foram realizadas por graduandos do curso de Ciências Biológicas, quando o professor Dr. André Jasper começou a ministrar aulas de Botânica na Instituição e iniciou os trabalhos para a fundação do Herbário, dedicando-se para que local se tornasse realidade.

O Herbário ainda não possui coleções acessórias (fungos, frutos, sementes, pólen etc). No entanto, essa é uma de suas metas. Apesar dos poucos registros, o Herbário do Vale do Taquari constitui-se numa importante coleção da flora regional e tem, entre as metas, a constante ampliação e a digitalização total dos registros.

Milhares de plantas desidratadas (exsicatas) integram o acervo do Herbário do Vale do Taquari

Tuane Eggers

Tuane Eggers