Pasune promove ciclo de palestras sobre ecumenismo e inter-religiosidade

Postado em 02/04/2013 17h17min

Por -

Com o objetivo de conhecer a trajetória histórica das religiões e crenças, dialogar a respeito da contribuição para a sociedade e debater sobre a superação das intolerâncias, a Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune) promove o ciclo de palestras “Ecumenismo e Inter-religiosidade: visões e debates”. A atividade será composta de diversas palestras, realizadas durante todo o ano letivo, na Univates.

A primeira está programada para ocorrer no dia 30 de abril, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 11, e abordará o tema “Ciência da Religião”, ministrada pelo mestre em Ciências da Religião Elton Tada. Já no dia 28 de maio, o assunto será "Igreja Católica Apostólica Romana", ministrado pelo padre Eduardo Haas e pelo seminarista Gabriel Bagatini. A atividade ocorre, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 11.

No dia 26 de junho, a palestra “Doutrina Espírita” será ministrada por Rosângela Soldatelli e Aurélio Soldatelli. O evento ocorre, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 3. Já no dia 26 de agosto, a programação prossegue com o tema “Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil”, ministrado pelo mestre em Educação Comunitária Cláudio Becker. A atividade ocorre, no mesmo horário, no auditório do Prédio 11.

O tema debatido no mês de setembro será “Igreja Episcopal Anglicana do Brasil”, lecionado pelo bispo da Diocese de Santa Maria, Dom Francisco de Assis da Silva. O evento ocorre no dia 24, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 11. Já o tema “Religiões de Matriz Africana” está programado para ser debatido no dia 28 de outubro e será proferido pelo babalorixá filho de Ogum Dejair Roberto Haubert e pela mestre em Teologia, Religião e Educação Selenir Gonçalves Kronbauer. O evento ocorre, no turno da noite, no auditório do Prédio 11.

Para finalizar a programação, no dia 12 de novembro, o assunto será “Inter-religiosidade”, ministrado pelo facilitador nacional da Rede Ecumênica da Juventude (Reju), Daniel Souza. O evento ocorre, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 11. Todas as atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5861.

Ciclo busca dialogar a respeito da contribuição para a sociedade e debater sobre a superação das intolerâncias

Tuane Eggers