Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

E-books abordam processos de comunicação no contexto ambiental

Postado em 02/04/2013 14h10min

Por -

A relação da mídia com a sociedade, o movimento ambientalista estudado a partir de uma organização de catadores de resíduos e as relações de uma comunidade com seus resíduos sólidos são alguns dos aspectos analisados sob a ótica da cidadania em três e-books lançados pela Editora Univates.

As obras podem ser acessadas gratuitamente pelo site www.univates.br/editora-univates/e-books. Conforme a autora dos livros, a professora da Univates Jane Mazzarino, as obras “Tecelagens comunicacionais-midiáticas no movimento socioambiental” e “Práticas ambientais e redes sociais em resíduos sólidos domésticos: um estudo interdisciplinar” juntam-se ao e-book anterior, “A cidadania da escuta”, que aborda a produção de sentidos na recepção radiofônica.

O livro “Tecelagens comunicacionais-midiáticas no movimento socioambiental” é um estudo de caso do Centro de Educação Ambiental da Vila Pinto (organização de catadores de Porto Alegre) e faz um mapeamento analítico da trajetória histórico-midiática do movimento socioambiental. A obra é a publicação da pesquisa de doutorado da autora, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, sob orientação da professora doutora Denise Cogo.

Já o livro “Práticas ambientais e redes sociais em resíduos sólidos domésticos: um estudo interdisciplinar” é o resultado do trabalho de pesquisa realizado em Estrela, que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Univates, no qual a autora ministra disciplinas. O projeto abordou as interações sociais entre diferentes grupos sociais com a coleta de resíduos.

A obra “A cidadania da escuta” trata de uma análise das diferentes interpretações feitas pelos ouvintes do programa Acorda Rio Grande, apresentado na Rádio Independente por Paulo Rogério dos Santos. O livro refere-se à pesquisa realizada como dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas