Univates prepara-se para oferecer nova opção de mestrado

Postado em 03/04/2013 09h07min

Por -

A Univates recebeu, no mês de março, mais uma boa notícia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): a aprovação do Mestrado em Ensino. O edital da seleção da primeira turma será lançado no mês de maio e o início das aulas está previsto para o mês de julho deste ano.

O projeto do curso se destacou pela infraestrutura, desenvolvimento da proposta, estrutura curricular e corpo docente. O objetivo do Programa de Mestrado em Ensino é de proporcionar qualificação no campo científico e tecnológico, para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino.

Sua área de concentração está alinhada à alfabetização científica e tecnológica, e contará com três áreas de pesquisa: ciência, sociedade e ensino; recursos, tecnologias e ferramentas no ensino; e formação de professores, estudo de currículo e avaliação. O público-alvo do curso são diplomados em cursos superiores que tenham interesse em pesquisas na área de ensino.

A coordenadora do curso, professora Maria Madalena Dullius, destaca que o mestrado visa a contribuir com a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem em todos os níveis e envolver a pesquisa em sala de aula, buscando aprimorar a formação de alunos investigadores. Além disso, Madalena ressalta que a aprovação pelo Ministério da Educação é um reconhecimento da qualidade no ensino da Instituição. “A Univates possui tradição e reconhecimento. Essa aprovação é mais uma comprovação disso. Nossa proposta é contribuir com a melhoria da qualidade do ensino na região, tanto no Ensino Superior quanto na educação básica, em diferentes áreas do conhecimento”, finaliza.

Além do Mestrado em Ensino, a Univates também possui os mestrados em Biotecnologia, Ambiente e Desenvolvimento, e Ciências Exatas. Informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgecm@univates.br, ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354 e, em breve, no site www.univates.br/pos-graduacao.

Mestrado visa envolver a pesquisa em sala de aula, buscando aprimorar a formação de alunos investigadores

Tuane Eggers