Encontro entre Reitoria e deputado Alexandre Postal debate biogás e proteção de animais

Postado em 05/04/2013 10h17min

Por -

A Reitoria da Univates recebeu, na tarde de quinta-feira, dia 04, o deputado estadual Alexandre Postal em uma reunião que teve como objetivo debater temas importantes para a sociedade, como, por exemplo, iniciativas de proteção aos animais e reaproveitamento de resíduos. O encontro, solicitado pelo deputado, contou com a presença do reitor da Univates, Ney Lazzari; o pró-reitor administrativo, Oto Moerschbaecher; a pró-reitora de ensino, Luciana Fernandes; o vereador de Lajeado Carlos Ranzi; o vereador de Roca Sales Cristian Prade; a voluntária da Associação Protetora dos Animais São Francisco (Apasfa) Gláucia Marchezan e diversos professores da Univates e assessores.

O primeiro tema apresentado por Postal foi a proteção de animais. Para ele, o Vale do Taquari pode estar à frente nas questões que envolvem a defesa dos bichos e solicitou à Reitoria da Univates um apoio, como a cedência de um espaço físico, para a realização de um seminário ou simpósio, em âmbito estadual, que debata o tema. “A Univates é a representante oficial da região, pelo seu preparo e qualificação e, por isso, estamos aqui. Queremos com esse evento conscientizar os administradores públicos que terão que construir canis e equipá-los”, afirma.

Segundo o vereador Ranzi, faltam políticas públicas para o serviço voluntário das Organizações Não Governamentais (ONGs) e o envolvimento dos políticos com a causa animal. “Se não lutarmos agora, teremos grandes problemas de saúde pública. Fazer um movimento que envolva profissionais do Direito e representantes das ONGs será importante para o Estado e servirá de modelo às demais regiões”, destaca o lajeadense.

A representante da Apasfa Gláucia, que atua como voluntária há cinco anos, explicou que são muito tristes as histórias de maus-tratos aos animais e é necessário o comprometimento da sociedade e, principalmente, das prefeituras.

Após os relatos, Lazzari declarou que a Univates apoiará a causa. “Estamos falando de vida, portanto não há como não estarmos envolvidos. A universidade é o espaço para discussão e para juntarmos as forças. Por isso, vamos ceder um espaço e uma pessoa para trabalhar com vocês”, enfatizou o reitor.

Na segunda parte do encontro, o deputado Postal relatou sua viagem à Borás, um município de 105 mil habitantes, localizado na Suécia, que é destaque mundial pelo tratamento e destinação de resíduos. “Com outros deputados, realizamos incursões a diversos países para observar questões importantes. E uma dessas visitas foi a Borás, que une poder público e universidade para experiências, estudos e conscientização”.

Segundo Postal, Borás possui coleta seletiva e 99% do lixo produzido é reaproveitado. “Eles contam com oito pontos de coleta de materiais e o lixo orgânico é destinado à produção de biogás. Por meio de um tanque, há água quente para abastecer toda a cidade. E assim, o lixo se transforma em dinheiro”, diz o deputado, que ainda acrescenta: “é preciso avançar neste assunto com apoio do poder público”.

Para Postal, seria importante que houvesse um intercâmbio entre a Univates e a Universidade de Borás quanto a iniciativas na área. “A Univates é destaque como instituição de ensino no Vale do Taquari, um exemplo para o Estado. Certamente sua participação em projetos que resultem em melhor aproveitamento do lixo teriam repercussão”, acrescentou.

Ao final da reunião, os professores da Univates destacaram a importância do tema e que a universidade poderá colaborar com estudos, técnicas e experimentos.