Projeto “Formação Pedagógica e Pensamento Nômade” oferece diversas atividades

Postado em 10/04/2013 18h58min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de oportunizar a formação pedagógica de professores e alunos de licenciaturas, o projeto de extensão “Formação Pedagógica e Pensamento Nômade” da Univates propõe diversas atividades. Grupos de estudos, oficinas, cursos e palestras que contemplam discussões atuais sobre a educação e seus cruzamentos com outras áreas do saber integram a programação da agenda semestral do projeto.

Uma das atividades será realizada entre os dias 15 de abril e 15 de julho: o curso de extensão “Infância e Ludicidade: para pensar em algumas possibilidades de articulação e criação”. A atividade propõe a criação de um espaço de reflexão sobre o tema, buscando pensar as experiências lúdicas a partir dos conceitos de devir-criança e infância pós-moderna. O investimento é de R$ 26,00 e as inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

Já no dia 24 de abril, inicia-se o curso de extensão “Pesquisa e prática docente: exercício da dúvida e a construção de outras possibilidades”. A atividade propõe a criação de um espaço de problematização e qualificação da prática gestora e docente na Educação Básica, por meio da construção de um projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o ano letivo de 2013. O investimento é de R$ 74,92 à vista ou de três parcelas de R$ 25,33, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

Para o dia 19 de abril, está programada a roda de conversa “Ilustração editorial e literatura Infanto-juvenil”. A atividade busca compreender como ocorre o processo de criação e desenvolvimento das ilustrações e suas funções, propondo entender a sua importância na infância, principalmente na literatura infanto-juvenil, despertando os processos de criatividade e ludicidade. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Entre os dias 3 e 17 de maio, ocorrerá a oficina “Produzindo a cena”, que tem o objetivo de desenvolver um espaço de discussão sobre assuntos que envolvem o contexto jovem, buscando a compreensão do processo de pré-produção, produção e pós-produção de filmes independentes. Os participantes também poderão vivenciar a experimentação da linguagem do cinema a partir da gravação de um curta-metragem. O evento é gratuito e voltado a escolas de Ensino Médio. Inscrições podem ser feitas com a Brinquedoteca, pelo e-mail brinquedoteca@univates.br

No dia 6 de maio, será realizada a palestra “Por que somos tão tristes?”, ministrada pela professora doutora Sandra Corazza. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. E no período de 10 a 20 de junho, será realizada a exposição “Memórias ilustradas: uma coisa que se leva”. A mostra traz um projeto desenvolvido por alunos dos cursos de Design de Moda, no semestre 2012/B, e de Pedagogia, no semestre atual.

Ciclo de debates abordará obras literárias

Uma das atividades propostas pelo projeto de extensão é o ciclo de debates “Imposturas Literárias”, que terá início no dia 21 de maio, com o tema “Roland Barthes: o amador”, ministrado pelo professor Cristiano Bedin da Costa. Já no dia 5 de junho, o tema abordado será “George Orwell: o homem que não existe mais”, ministrado pelo professor Gabriel Goldmeier.

No dia 20 de junho, o assunto debatido será “Jean-Paul Sartre: o inferno são os outros”, a ser conduzido por Luciano Bedin da Costa. Por fim, no dia 5 de julho, será abordado o tema “Charles Bukowski: Factótum”, por Fernando Rodrigo Zanatta. Todas as atividades ocorrem no turno da noite, das 21h às 22h30min, na Espazzo Livraria, no Centro de Lajeado.

Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados. Inscrições poderão ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Grupos de estudos são abertos a todos os interessados

A partir da perspectiva dos estudos de Michel Foucault, o grupo de estudos “O que pode a educação?” realiza leituras e seminários na intenção de compreender o conceito de “governamentalidade” e suas implicações na educação. Nesse sentido, os textos focam na problematização do conceito e sua relação com o contexto educacional contemporâneo. Os encontros ocorrem às quintas-feiras, das 17h15h às 18h45min, na sala 202 do Prédio 7.

Já o grupo “Arte, pesquisa e educação: seis propostas de Ítalo Calvino para o novo milênio” busca estudar o livro do escritor italiano e os seis valores literários que, segundo ele, deveriam ser preservados no curso do milênio. São eles: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência. Os encontros ocorrem às terças-feiras, quinzenalmente, das 14h30min às 16h30min.

Ambos os grupos são gratuitos e abertos a todos os interessados. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos.

Texto: Tuane Eggers

Ciclo de debates abordará obras literárias