Univates recebe professoras suecas para atividades na graduação e pós

Postado em 11/04/2013 15h49min

Por -

Desde o início desta semana, duas professoras suecas da Universidade de Halmstad estão na Univates desenvolvendo atividades nas áreas de graduação, pós-graduação e intercâmbio. Na terça-feira, dia 9, as docentes Anna Hansson e Marie Magnheden participaram de reunião com o reitor, Ney Lazzari, professores das áreas de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, e com a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), Viviane Bischoff. Na ocasião, foram discutidos diversos aspectos do convênio de intercâmbio existente entre as universidades desde 2007.

Uma das parcerias diz respeito ao projeto Linnaeus Palme, financiado pelo governo sueco e voltado a intercâmbio de alunos e professores de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental. Conforme Viviane, a parceria é muito importante por proporcionar a mobilidade de alunos e professores e desenvolver a pesquisa acadêmica. Além disso, conta com o apoio do governo sueco, que arca com todos os custos.

Durante sua estadia de três semanas, a professora Marie participará de palestras do mestrado e doutorado em Ambiente e Desenvolvimento da Univates. Além disso, estará na aula de uma disciplina ministrada em inglês pela professora Simone Stülp. Já a professora Anna está fazendo a avaliação do projeto, que tem validade até 2014, para rever as ações já realizadas e elaborar uma nova proposta para encaminhar ao governo sueco.

A cada ano, dois professores e dois alunos da área ambiental da Univates participam de intercâmbio na Suécia e vice-versa. O período de intercâmbio dos professores é de três semanas. Já o intercâmbio dos alunos é de um semestre. Atualmente, quatro alunos da Univates realizam intercâmbio na Suécia – um de Engenharia Ambiental e outro de Ciências Biológicas, pelo projeto, e dois de Relações Internacionais, pelo intercâmbio convencional.

Mais informações sobre intercâmbio podem ser conferidas no site www.univates.br/intercambio, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Curiosidade

No ano de 2009, a professora Anna Hansson esteve na Univates como aluna, em intercâmbio acadêmico, pelo período de um semestre. Na época, ela era estudante de Ciências Biológicas. Em 2011, Anna retornou ao Vale do Taquari já no papel de professora da área. E, neste ano, mais uma vez, a professora visita o Brasil para reafirmar a parceria existente entre as instituições.