Abertura do III Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente aborda doenças neurodegenerativas

Postado em 16/04/2013 18h15min

Por Tuane Eggers

A Univates realizou na última segunda-feira, dia 15, a palestra de abertura do III Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (SISA), que prossegue até a próxima quarta-feira, dia 17. A atividade abordou o tema “O risco está no ar: o sistema olfatório como porta de entrada de toxinas ambientais e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas”, ministrada pelo professor doutor Rui Daniel Schröder Prediger.

No início do evento, a professora Claudete Rempel deu as boas-vindas ao público presente e apresentou o palestrante da noite, doutor em Farmácia que possui experiência com doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Em seguida, Prediger iniciou sua fala explicando características dessas doenças e seu cenário atual.

Conforme o palestrante, o número de pessoas acometidas por doenças neurodegenerativas vem aumentando com o passar do tempo. “Quando uma pessoa é diagnosticada com a doença de Parkinson, ela já possui essa doença há cerca de dez anos, pois o diagnóstico só é dado após os sintomas estarem avançados”, explicou.

Segundo Prediger, atualmente não existe um tratamento que cure a doença, e o tratamento de fármacos existente possui eficácia limitada, apresentando efeitos paliativos, colaterais, entre outros. “O que descobrimos até agora é como esses neurônios estão morrendo. Antes do neurônio morrer, ele já vai perdendo a capacidade de se comunicar com os vizinhos”, afirmou.

Ele apresentou uma alimentação saudável, repleta de alimentos antioxidantes, como uma das alternativas para tentar evitar a doença. “Quando o diagnóstico é realizado, é provável que a doença já tenha avançado bastante e 50% a 70% dos neurônios já tenham morrido”, destacou. Em seguida, falou sobre um grupo de estudiosos alemães que propôs a divisão dos sintomas da doença em seis estágios, sendo que o diagnóstico é normalmente feito no nível três.

De acordo com Prediger, há outros sintomas anteriores que poderiam diagnosticar a doença, como distúrbios do sono ou constipação intestinal. Porém, não são sintomas que seriam facilmente relacionados a essas doenças neurodegenerativas, por serem sintomas cotidianos. Então, falou sobre testes olfatórios, pois a perda do olfato também é um dos sistemas. “O teste ainda precisa avançar no sentido da seletividade, mas é uma alternativa para o diagnóstico precoce da doença”, assinalou.

A programação do evento é gratuita e tem foco no tema “Experiências de Integração em Saúde e Ambiente”. Serão realizadas palestras, oficinas, rodas de conversa e relatos de experiência. Detalhes sobre a programação podem ser conferidos no site www.univates.br/sisa. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5454, ou pelo e-mail sisa@univates.br.

Confira a programação:

16/04/13

8h30min às 9h45min

10h às 11h30min

Relato de Experiências:
Redução de Danos
CEAS - Centro de Especialidades de Atenção a Saúde – Estrela

Emanuele Aline Schneider e Maristane Fagunndes Kauffmann

19h15min às 20h45min

Oficina:
Juventudes, Sexualidade e HIV/AIDS: temas para a formação interdisciplinar?

Dra. Jeane Félix da Silva
Doutora em Educação
Ministério da Saúde Política Nacional de Humanização.
Brasília - DF

21h às 22h30min

8h30min às 9h45min

10h às 11h30min