Exposição de astrofotografias integra Encontro Regional de Educação em Astronomia

Postado em 17/04/2013 10h46min

Por Tuane Eggers

Os interessados em astronomia podem conferir, até o dia 29 de abril, a exposição itinerante de astrofotografias do Observatório Didático da Unesp/Bauru, disponível no Espaço Arte 11 da Univates. A mostra integra a programação do Encontro Regional de Educação em Astronomia (Erea), que ocorre entre os dias 18 e 20 deste mês.

Conforme a organizadora da exposição, professora Sônia Gonzatti, na mostra podem ser apreciadas imagens tanto de objetos do Sistema Solar (como o Sol, a Lua, planetas, trânsito de Vênus pelo Sol) quanto de objetos extrassolares.

Também há fotos de múltipla exposição, cobrindo regiões parciais do céu e fotografias do céu noturno, explorando a poluição luminosa. Cada foto está legendada, incluindo a técnica de obtenção da imagem. As obras são de autoria do professor e astrônomo amador Rodolfo Langhi.

O Encontro Regional de Educação em Astronomia busca promover a capacitação de professores dos Ensinos Fundamental e Médio sobre questões envolvendo o ensino de Astronomia. Além disso, busca mobilizar as escolas e professores da região para disseminarem a cultura científica e contribuir para a formação continuada de professores na área de ensino de Ciências e de Astronomia.

Serão dois dias de atividades realizadas durante os três turnos. No terceiro dia, encerrando o evento, as atividades ocorrerão apenas durante o turno da manhã. Serão realizados palestras, oficinas, observações astronômicas e minicursos. Os ministrantes serão pesquisadores de reconhecimento nacional na área, como o coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), professor doutor João Batista Canalle.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/erea, pelo e-mail astro@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5518.

Texto: Tuane Eggers