Univates oficializa convênios entre Cures e municípios da região

Postado em 24/04/2013 18h38min

Por Tuane Eggers

Na tarde desta quarta-feira, dia 24, a Univates realizou cerimônia de oficialização de convênios entre a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) e quatro municípios da região: Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela e Lajeado. O convênio com os três primeiros municípios já existe desde 2011, enquanto a parceria com o município de Lajeado foi firmada neste ano.

No início do evento, a coordenadora da Cures, professora Olinda Saldanha, apresentou a Clínica, suas principais ações e objetivos, entre eles, praticar a interdisciplinaridade e colaborar com a formação de uma rede de atenção à saúde. A professora também mostrou a estrutura do local onde são realizadas reuniões e atendimentos.

Em seguida, a pró-reitora de Ensino da Univates, professora Luciana Fernandes, falou sobre a importância do convênio com os municípios e convidou os gestores a desafiarem os profissionais da Cures em busca de cada vez mais melhorias na saúde. “A ideia é que ao longo do tempo a gente faça mais encontros entre as equipes”, salientou.

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, também destacou a importância dessas parcerias e destacou que a ajuda é mútua. “Estamos buscando formar profissionais para outro tipo de necessidade, que no momento é o Sistema Único de Saúde. O nosso curso de Medicina, inclusive, só ingressa como pedido no MEC se ele tiver essa visão diferenciada”, ressaltou.

Além disso, ele também falou que o curso é consequência de todo a experiência que já se tem na área da saúde na Univates e de tudo o que já foi construído pelos municípios. Lembrou, ainda, que sem a parceria com os hospitais da região, o curso de Medicina seria inviável hoje.

O reitor citou, ainda, uma lista que foi publicada recentemente sobre as profissões mais procuradas nos Estados Unidos. Entre as 20 principais, 12 são da área da saúde. “Tanto no Brasil, quanto no mundo, a saúde se desenvolveu muito e precisa de profissionais qualificados para isso. Não apenas tecnologicamente falando, mas também no contato com as pessoas, na humanização da profissão”, acrescentou Lazzari, agradecendo aos gestores pela parceria.

O secretário de saúde de Lajeado, Glademir Schwingel, destacou que o município, tanto quanto os demais da região, precisam de apoio para construir um sistema de saúde melhor. “A Cures vem trazer um profissional muito mais qualificado neste momento crucial, com uma visão mais ampla sobre o conceito de saúde”, assinalou. Além dele, estiveram presentes o prefeito de Cruzeiro do Sul, César Marmitt, a secretária de saúde do município, Rosecler Mallmann; a Secretária de Educação de Arroio do Meio, Eluíse Hammes; e o secretário de saúde de Estrela, Josué Vogt.

Entre as atividades realizadas pela Cures em parceria com os municípios, estão: atendimentos individuais nas áreas dos cursos participantes, grupos com pais, cuidadores e adolescentes (tanto nas dependências da Cures quanto nos espaços dos municípios) e análises de situação de saúde (ferramenta que auxilia a pensar as intervenções realizadas nos municípios). Informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/cures, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5582, ou pelo e-mail cures@univates.br.

Texto: Tuane Eggers