Univates dá início ao ciclo de palestras “Ecumenismo e Inter-religiosidade: visões e debates”

Postado em 30/04/2013 21h43min

Por -

A Univates iniciou na noite desta terça-feira, dia 30 de abril, o ciclo de palestras “Ecumenismo e Inter-religiosidade: visões e debates”, com a palestra “Ciência da Religião”, ministrada pelo teólogo e mestre em Ciências da Religião Elton Vinicius Sadao Tada.

Na abertura do evento, o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, Carlos Cyrne, explicou que a ideia do evento surgiu há três anos pelo reitor da Instituição, Ney Lazzari, e pelo ex-presidente da Fuvates, Roque Bersch, também ex-seminaristas. “Eles afirmavam que nem tudo girava em torno da ciência e, sim, da transcendência. Quando iniciamos os trabalhos não tivemos muito sucesso, mas a aluna Edoarda Scherer procurou a reitoria e somamos forças. Nossa ideia é reunir todas as religiões”, destacou Cyrne, que também acrescentou: “Há muitas coisas que a ciência não consegue e talvez não conseguirá entender, e é com a nossa crença que poderemos alcançar”, encerrou.

O palestrante Elton Tada explicou que ecumenismo é aquilo que está dentro do cristianismo e do diálogo inter-religioso e que são vários os desafios para entender o tema, como por exemplo, o fundamentalismo. “Muitas pessoas se alienam para tentar viver em outra vida que não seja essa, por isso, cometem atrocidades. O retorno ao fundamentalismo é um problema para o ecumenismo e para o diálogo inter-religioso”.

Após, Tada, mostrou ao público uma foto de uma família rezando antes de uma refeição e comparou-a com uma propaganda de televisão. “Essa família não existe mais, pois agora as pessoas conversam pela rede social facebook. Porém, nesta época, a mulher dormia com o olho roxo, o marido se distraía em um prostíbulo, e as crianças já possuíam muitos traumas. Ainda bem que esse esteriótipo de família não existe mais, pois isso era uma maquilagem. Hoje, queremos ser bons cidadãos, e não fingirmos sermos felizes só para mostrarmos à sociedade, como era feito antigamente”, explicou.

Outro desafio apontado pelo palestrante foi sobre o pressuposto das pessoas. “Até que ponto podemos avaliar uma atitude alheia como sendo boa ou ruim? Nós somos incapazes de contemplar essa discussão. Precisamos sair da barra da saia da mãe, dos nossos valores, e da nossa comunidade para entendermos as pessoas”, orientou Tada.

A palestra foi gratuita e aberta a estudantes universitários, pessoas de diversas religiões e crenças, e comunidade. A próxima palestra terá como tema "Igreja Católica Apostólica Romana", ministrada pelo padre Eduardo Haas e pelo seminarista Gabriel Bagatini e ocorrerá no dia 28 de maio.

A programação completa e mais informações estão disponíveis no site www.univates.br/debate-ecumenico.

Elton Tada, mestre em Ciências da Religião