Palestrante da University of London aborda internacionalização

Postado em 02/05/2013 21h08min

Por Tuane Eggers

No âmbito do projeto de internacionalização, a Univates realizou nesta quinta-feira, dia 2, duas palestras ministradas pelo coordenador regional para América Latina no Instituto de Educação da University of London, Luiz Fábio Mesquiati. A primeira, realizada no turno da tarde, foi voltada a professores. Já a palestra do turno da noite foi direcionada aos estudantes interessados, que lotaram o auditório do Prédio 11.

Na primeira atividade, Mesquiati abordou o tema “Em busca de uma instituição dinâmica e competitiva: construindo localmente instituições de classe mundial”. Em sua fala, abordou o fato de vivermos em um contexto de mudanças e incertezas. “O Brasil, mesmo não fazendo o dever de casa, ainda recebe com certa arrogância a proposta da internacionalização. Os desafios ainda são muitos nesse aspecto”, disse.

O palestrante afirmou que é necessário mudar a mentalidade sobre a internacionalização. “Não é apenas ter cursos ou falar bem inglês, é muito mais amplo. É saber conversar, dialogar e trocar conhecimentos. Temos que refletir bastante sobre o que é ser internacional”, ressaltou.

Já no turno da noite, o tema da palestra foi “Uér ar iú? Vivendo e estudando (n)o exterior”. Na abertura do evento, o reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, falou sobre o projeto de internacionalização, que busca aumentar o número de estudantes em intercâmbio acadêmico para cerca de 200 nos próximos anos. “O objetivo desta palestra é provocar e demonstrar todas as oportunidades que estão aí para vocês”, ressaltou.

No início de sua fala, Mesquiati destacou o fato de que o número de estudantes que vivem no exterior está aumentando cada vez mais. “O mundo está cada vez mais internacionalizado, precisando de gente que tenha alguma experiência no exterior”, assinalou. Conforme ele, o mais importante é que os acadêmicos aproveitem esta oportunidade para vivenciar e adquirir habilidades.

Em seguida, Mesquiati acrescentou alguns aspectos de sua experiência em Londres, como o sistema de saúde, educação, segurança, transporte e sociedade, focando no último item. “Temos a visão de que os ingleses são frios e distantes, mas o que acontece é que há um respeito muito grande à individualidade. No primeiro momento, não há muito contato físico, mas é algo que vai aumentando conforme o grau de respeito e confiança”, assegurou.

Segundo ele, os ingleses partem do princípio de que tudo o que se diz é verdade. Além disso, eles primeiro confiam antes de desconfiar. Pelo fato de Londres ser uma convergência de culturas, Mesquiatti falou sobre a importância do respeito mútuo. “Numa sociedade multicultural, você precisa tratar todos com respeito. É um valor básico”, complementou.

Nesta sexta-feira, dia 3, será realizada a palestra “Tecnologias Digitais no Contexto da Educação Contemporânea”, ministrada pelo professor visitante do Instituto de Educação da University of London, Ronaldo Motta. Das 16h30min às 18h, a atividade ocorre no auditório do Prédio 9, voltada a professores. No turno da noite, o evento será voltado aos acadêmicos e ocorre, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 7.

A atividade será gratuita. Professores interessados em levar suas turmas para a palestra podem confirmar a inscrição pelo e-mail reitoria@univates.br, informando o número de estudantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Tuane Eggers