Univates esclarece dúvidas relativas ao Fies

Postado em 28/05/2013 17h03min

Por Tuane Eggers

Os processos relativos ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) têm sido motivo de dúvidas frequentes aos alunos da Univates. Questões como aditamento, processo de inscrição, renda do fiador e devolução do valor pago estão entre as principais perguntas. É por isso que, nos tópicos abaixo, a Instituição busca esclarecer algumas dessas questões.

Inscrições: as inscrições para o Fies (todo o processo pode ser conferido neste link) podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a quantia financeira liberada pela instituição a cada semestre. O processo de inscrição só é bloqueado quando esse limite terminar. Lembra-se que o semestre, oficialmente, é considerado o período de 1º de janeiro a 30 de junho e de 1º de julho a 31 de dezembro. Se o aluno quiser realizar a inscrição para iniciar o financiamento no segundo semestre do ano, por exemplo, deve iniciar o procedimento a partir do dia 1º de julho.

Renda do fiador: a renda do fiador do candidato ao financiamento deve ser igual ou superior ao dobro da mensalidade do curso. Neste caso, a mensalidade do curso considera o número máximo de disciplinas que podem ser estudadas por semestre. O cálculo é feito de acordo com o valor total do curso, dividido pelo número de semestres e de mensalidades. Sendo assim, não importa se o aluno cursará apenas duas disciplinas naquele semestre, pois a renda deverá ser o dobro do total de disciplinas. O estudante pode contar com até dois fiadores que juntos somam esse valor – podendo ser pai e mãe.

Devolução do valor pago: a devolução das parcelas pagas é feita de acordo com o repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a Univates. Não há um prazo estipulado, pois pode variar de aluno para aluno. Quando o contrato estiver totalmente finalizado no sistema, as parcelas serão devolvidas aos estudantes.

Aditamentos: o processo de aditamento é feito a cada semestre, devido às mudanças que podem ocorrer na contratação dos valores em cada período. Por isso, existe um prazo para os alunos que possuem financiamento do Fies realizarem sua matrícula. O aditamento é feito, primeiramente, pela Univates. Após, o aluno deve conferir no site do Fies se as informações estão corretas (por meio de link enviado ao seu e-mail e, também, pelo Universo Univates).

Após, os estudantes devem comparecer à Univates para retirar o comprovante no Atendimento ao Aluno. Se o aditamento for simplificado, o aluno não precisa fazer mais nada. Já se o processo não for simplificado, após a retirada do documento, os alunos devem ir até o banco, acompanhados de seus fiadores, para finalizar o aditamento e entregar na Univates uma cópia do Termo Aditivo.

Lembra-se que alguns alunos já estudaram com financiamento do Fies há alguns semestres e ainda não fizeram os aditamentos. Por isso, precisam agilizar esses procedimentos para deixá-los em dia.

O sistema do FNDE costuma enviar e-mails aos alunos que possuem financiamento do Fies para lembrar do prazo e, quando o processo está sendo finalizado, envia outro para que o aluno o aprove. O andamento dos processos de aditamento podem ser conferidos no site do Fies – http://sisfiesportal.mec.gov.br.

O valor da semestralidade para efetuar a inscrição pode ser conferido pelo 0800 7 07 08 09, pois pode variar para cada curso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5307.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers