Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Seminário sobre Drogas propõe reflexão sobre a dependência química

Postado em 07/06/2013 14h14min

Por Tuane Eggers

No último sábado, dia 1º, o curso de Enfermagem da Univates realizou o Seminário sobre Drogas, coordenado pela professora de Saúde Mental Eliane Lavall. O evento teve o objetivo de refletir sobre a dependência química e o uso de substâncias psicoativas, abordando os temas “Vícios, abusos e dependências” e “Álcool e outras drogas”.

Conforme a professora, o evento superou as expectativas. “Além dos acadêmicos, teve a participação de profissionais da saúde, educação e comunidade em geral, possibilitando ampla discussão sobre o assunto”, explicou. No início da manhã, o psicólogo especialista em dependência química Leandro Alencastro Santos falou sobre álcool e outras drogas: uso, abuso e prevenção.

Em seguida, a professora Eliane falou sobre dependência química e vícios, causas, promoção de saúde e políticas de saúde mental do SUS voltadas para prevenção e tratamento. De acordo com ela, o problema das drogas é um assunto complexo e envolve várias dimensões da vida do sujeito: dimensão biológica, psíquica, afetiva, social, econômica, entre outras. “Nesse sentido, se torna indispensável que as políticas públicas de saúde voltadas para o tratamento abranjam a interdisciplinaridade e intersetorialidade para atingir a complexidade da demanda envolvida”, ressalta.

Segundo Eliane, a ideia é realizar novos seminários para discussão da temática a partir do segundo semestre deste ano, envolvendo acadêmicos, professores, pesquisadores, profissionais da saúde e demais setores da sociedade. O evento contou com a participação da coordenadora do curso de Enfermagem, professora Arlete Kunz da Costa, que fez a abertura do Seminário.


Texto: Tuane Eggers

Elise Bozzetto

Elise Bozzetto

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas