Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Incubada da Inovates é destaque no Globo Ciência

Postado em 15/07/2013 15h38min

Por -

No portal do Globo Ciência, programa da Rede Globo, foi veiculada no último sábado, dia 13, uma matéria especial intitulada “Novos materiais colaboram para construções ecologicamente corretas”, que mostra diversas tecnologias que diminuem consumo de energia e a produção de lixo nas cidades. Entre as iniciativas estão o concreto translúcido e o contrapiso acústico, desenvolvido pela empresa DosaCon, incubada da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates).

O concreto translúcido, criado na Hungria em 2001, passou a ser produzido no Brasil no final da década passada, por meio do Laboratório de Tecnologia da Construção, da Univates. Quando os blocos de concreto são formados, eles têm fibras óticas instaladas, permitindo a transmissão de luz por até dez metros. Durante o dia, ele é capaz de transmitir para o interior do cômodo a luz externa, sem revelar o que acontece do lado de dentro. A luminosidade transmitida por meio das fibras óticas pode ser igual à de uma janela, de acordo com a quantidade de fibras inseridas na fabricação da parede.

Já o contrapiso acústico é leve e de fácil manuseio e pode ser colocado na base dos pisos de um edifício. Estudos comprovam a grande redução de ruído nos locais em que esse material é empregado, podendo evitar problemas entre vizinhos de prédio, por exemplo. O contrapiso é feito de uma mistura da chamada brita leve com restos de calçados, que seriam jogados fora. "Eles são misturados com um cimento especial e aditivos, que ajudam na cura do bloco", comenta Thiago Bresciani, gerente administrativo da empresa DosaCon.

A matéria completa pode ser conferida no link http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2013/07/novos-materiais-colaboram-para-construcoes-ecologicamente-corretas.html.

Divulgação

Notícias Relacionadas