Do Vale do Taquari para o outro lado do mundo

Postado em 15/07/2013 16h22min

Por Ronaldo Ely Rempel

Mais duas acadêmicas da Univates foram selecionadas para bolsas de estudos do Programa Ciência sem Fronteiras: Ângela Priscila De Gásperi, 22 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo e moradora de Lajeado, e Luana Cristina Kich, 24 anos, aluna de Engenharia Civil e moradora de Arroio do Meio. Elas entram para a história da Instituição como as primeiras intercambistas com destino à China, onde permanecerão por dois anos.

Ângela irá primeiro para a cidade de Tianjin, onde passará um ano estudando mandarim, o idioma local, na Institution of Tianjin University. A cidade fica a 80 quilômetros da capital Pequim, tem cerca de 10 milhões de habitantes e possui diversos projetos inovadores na área da arquitetura e urbanismo. “Um dos projetos que me chamou atenção é o da construção de uma 'Eco City'. Será a primeira e maior cidade totalmente ecológica do mundo, uma metrópole com capacidade para abrigar 350 mil habitantes'' ressalta ela.

Já no segundo ano de intercâmbio Ângela irá para Pequim cursar disciplinas de Arquitetura na School of Architecture of Tsinghua. A estudante revela estar ansiosa para embarcar e conhecer a China, mesmo sabendo das inúmeras dificuldades que encontrará até se adaptar. “Acredito que fazer intercâmbio é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Ir para um país distante e tão diferente do nosso vai ser uma experiência única, que agregará muito para minha vida e certamente será um grande diferencial no meu currículo posteriormente”, afirma.

Assim como Ângela, Luana passará o primeiro ano estudando mandarim, mas na cidade de Changchun, na Northeast Normal University. A cidade tem mais de 3 milhões de habitantes e temperaturas que chegam a -30ºC. A estudante conta que a ideia de se candidatar para uma vaga de intercâmbio na China veio no momento em que teve mais conhecimento sobre o país. “Fiquei admirada quando pesquisei sobre a construção civil e obras de engenharia. Naquele momento, tive a certeza de que era para lá que eu deveria ir” destaca Luana.

Passado o primeiro ano, a estudante irá para a cidade de Harbin, onde as disciplinas de Engenharia Civil serão cursadas no Harbin Institute of Technology. A cidade, com 4,5 milhões de habitantes, tem forte influência russa e temperaturas que beiram -40ºC. Ambas as cidades localizam-se no norte da China. Luana revela estar curiosa pelo impacto que sentirá com a diferença cultural e o tamanho das cidades onde residirá. Além disso, revela certo receio com o idioma. “Estou bastante ansiosa para o intercâmbio, e sei que a complexidade de aprendizagem do idioma é grande, devido à escrita através de ideogramas”, observa Luana.

Sobre o programa

Destinado a acadêmicos de cursos das áreas de ciências exatas e saúde, o programa desenvolvido pelo Governo Federal com a parceria de instituições de ensino superior concede bolsas de estudos de um e dois anos em universidades do mundo todo. Os estudantes recebem passagens aéreas, assim como toda a verba necessária para transporte até o local destinado. Além disso recebem auxílio para a instalação (compra de roupas de cama, utensílios domésticos, etc.), auxílio material didático (compra de notebook ou tablet), seguro-saúde e uma bolsa mensal para gastos pessoais.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Ângela (esquerda) e Luana embarcam para a China no segundo semestre

Ronaldo Ely Rempel

A cidade de Tianjin possui diversos projetos inovadores como a construção de uma 'Eco City', primeira e maior cidade totalmente ecológica do mundo