Educadores arroio-meenses participam de seminário na Univates

Postado em 18/07/2013 11h40min

Por Ana Paula Vieira Labres

Nos dias 17 e 18 de julho, a Univates sediou, no auditório do Prédio 7, o Seminário de Educação de Arroio do Meio. A atividade tem o objetivo de garantir aos professores municipais a formação em serviço com a possibilidade de refletir sobre suas ações pedagógicas, socializando suas experiências e visualizando diferentes perspectivas da educação em diferentes contextos.

A abertura do Seminário ocorreu na quarta-feira, dia 17, com a presença do Prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert; Secretária de Educação e Cultura de Arroio do Meio, Eluíse Hammes; Pró-Reitora de Ensino da Univates, Luciana Carvalho Fernandes; Presidente do Conselho Municipal de Educação, Carla Jaqueline Schroeder; e da Presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Arroio do Meio (Sipram), Adriana Meneguini Lermen.

Para o prefeito Eckert, é um desafio aproximar as crianças e os jovens dos educadores, mas é possível fazê-lo com a implantação do turno integral. “Esperamos ter em nossas salas de aula alunos mais comprometidos com a educação, mas isso só é possível com o auxílio dos pais e da comunidade”, destacou.

A atividade prosseguiu com a palestra “Educar com Autoridade – Escola, Família e Comunidade: Responsabilidade Compartilhada”, com a professora do curso de Psicologia da Univates Suzana Schwertner; seguida das mesas-redondas “Educação e Tecnologias Digitais: Tendências, Limites e Possibilidades de potencializá-las na Sala de Aula” e “Compreender o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade para melhor lidar com ele na família e na escola”. O encerramento contou com a palestra “A Prática da Inclusão de crianças com necessidades especiais na Escola Regular: limites, desafios e possibilidades”, com a mestre Morgana Domênica Hatge.

Durante a quinta-feira, dia 18, ocorreu a palestra “A avaliação emancipatória: implicações no processo ensino-aprendizagem”, com a mestre Sinara Silva; mesa-redonda “Práticas de avaliação nos meios escolares: tendências, limites e possibilidades”, seguida de oficinas.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Evento possibilitou a reflexão de ações pedagógicas dos professores de Arroio do Meio