Estádio Olímpico da Univates começa a ganhar forma

Postado em 19/07/2013 16h19min

Por Ana Paula Vieira Labres

Um novo espaço começa a ganhar forma no câmpus da Univates. É o Estádio Olímpico, um lugar para a prática não apenas do esporte preferido dos brasileiros, o futebol, mas também de diversas modalidades de atletismo olímpico. O Estádio integrará o Complexo Esportivo, que já conta com os ginásios de Arena, de Ginástica Artística e das Piscinas.

O destaque é o campo de futebol com medidas oficiais, iluminação para atender às atividades noturnas dos acadêmicos e para ocasiões de televisionamento de jogos, além de gramado certificado pela Fédération Internationale de Football Association (FIFA).

Outra novidade é o entorno do campo, que receberá arquibancadas para acomodar cerca de 2,3 mil pessoas, laboratórios, cabines de imprensa, salas de aula e vestiários. Haverá ainda uma pista sintética de atletismo, certificada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), que poderá sediar competições de nível internacional.

Além disso, o local terá espaços para prática de modalidades de atletismo, como salto em distância, salto em altura, arremesso de disco, de dardo e martelo. “Caso alguém quebre um recorde de atletismo aqui na Univates, o feito será homologado por essa associação, que possui certificação internacional”, explica o engenheiro da Univates, Robledo Müller.

A construção do campo de futebol também conta com ações sustentáveis. A água que irrigará o campo advém de duas fontes: da chuva, por meio dos telhados do Complexo Esportivo e do reaproveitamento da água do próprio campo, e de um poço artesiano. A cisterna terá capacidade para armazenar 80 mil litros de água da chuva. Müller salienta que essa obra, assim como as demais, reforçam o ideal da Instituição, de sempre buscar oferecer o que há de melhor para seus alunos e comunidade em geral.

O projeto do campo de futebol é realizado pela engenheira agrônoma Maristela Kuhn, responsável por cuidar também dos gramados da Arena do Grêmio e do Estádio Beira-Rio. O campo de futebol e a iluminação devem estar prontos no período de 60 dias. A pista deverá estar concluída até o fim do mês de outubro e as arquibancadas em abril de 2014. A área total é de 2.988,67m² e o investimento de R$ 5,5 milhões.

Atualmente, a destinação do estádio será para a comunidade acadêmica. A possibilidade de locação do espaço para o público externo será analisada.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Diversas modalidades de atletismo olímpico poderão ser praticadas neste novo espaço

Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres