Univates é representada em um dos programas mais importantes de acarologia do mundo

Postado em 22/07/2013 10h56min

Por Ana Paula Vieira Labres

Após três semanas participando de um dos programas mais importantes da área de acarologia do mundo, os diplomados em Ciências Biológicas pela Univates e pesquisadores do Laboratório de Acarologia Liana Johann e Guilherme Liberato da Silva, retornaram à Univates. O OSU Acarology Summer Program ocorreu de 24 de junho a 12 de julho, na Ohio State University, nos Estados Unidos, e foi dividido em dois cursos ministrados em língua inglesa: Introductory Acarology e Agricultural Acarology.

Com os lajeadenses, participaram do encontro a também diplomada pela Univates Marla Maria Marchetti e pesquisadores de diversas partes do mundo, como Malásia, Vietnã, Índia, Tailândia, Japão, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, Peru, México, Argentina e Rússia.

Para eles, a experiência de estar em contato com os principais acarologistas do mundo e conhecer as ferramentas e equipamentos mais avançados na área de pesquisa foi muito importante. “Recebemos diversos materiais bibliográficos que darão suporte às pesquisas desenvolvidas aqui na Univates. Esse workshop nos possibilitou abrir novos caminhos, pois, a partir de agora, temos conhecimento para pesquisar outros grupos de ácaros de importância agrícola”, enfatizam Liana e Guilherme.

Além de aprimorarem o inglês e levarem ao evento os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Acarologia da Univates, os diplomados firmaram parcerias com pesquisadores renomados na área.

Texto: Ana Paula Vieira Labres