Espaços novos vislumbram possibilidades de pesquisas científicas inéditas

Postado em 22/07/2013 11h48min

Por Ana Paula Vieira Labres

Foram inauguradas, na Univates, mais estruturas inovadoras que darão suporte ao desenvolvimento de diversas pesquisas científicas nas áreas da saúde e alimentos, e que subsidiarão os trabalhos de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado da Instituição: Laboratório de Biotecnologia; Laboratório de Biotecnologia de Alimentos; Laboratório de Preparação de PCR; Laboratório de Cultura de Células e a Sala de Lavagem e Preparação de Material.

A solenidade de inauguração ocorreu na última sexta-feira, dia 19, no Prédio 8, com a presença dos membros da Reitoria, professores e alunos. Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e coordenadora dos Laboratórios de Biotecnologia, professora Claucia Fernanda Volken de Souza, nestes espaços, com foco em saúde e produção de alimentos, será possível cultivar micro-organismos e células, extrair e ampliar DNA e RNA de diferentes origens e, produzir e analisar biomoléculas e alimentos obtidos, a partir de processos biotecnológicos. “Espero daqui a alguns anos olhar para trás e vislumbrar recursos humanos formados dentro desses laboratórios atuando em diferentes áreas da Biotecnologia; o conhecimento gerado aqui possibilitando o desenvolvimento da nossa região e do nosso país; e a publicação de diversos artigos científicos que serão lidos nas mais diferentes partes do mundo”, emociona-se a professora.

O Reitor da Univates, Ney José Lazzari, destacou que as obras realizadas na Univates são feitas de forma conjunta. “A Instituição decide fazer e faz”. Ainda segundo o reitor, em 1993, a região do Vale do Taquari decidiu que as áreas prioritárias seriam alimentos e ambiental. “Então, a Univates seguiu essas indicações, mas não se imaginou, na época, tantos acontecimentos nessas áreas. Continuamos a seguir nesse horizonte tendo em mente que auxiliamos a nossa região e qualificamos pessoas. A inauguração destes laboratórios é mais uma etapa na construção das grandes obras que temos pela frente como o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o Tecnovates”, enfatizou.

O presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Vice-reitor e Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Carlos Cyrne, destacou que o momento é um marco para a Univates, mas ao mesmo tempo um desafio. “Devemos dar conta das ações que ocorrerão no futuro. Temos a responsabilidade de potencializar aquilo que se produz e esses espaços são requisitos mínimos para intervir e contribuir para a sociedade, a partir das descobertas que se farão nestes laboratórios”, salienta.

Juntamente com a inauguração dos laboratórios ocorreu, no Espaço Arte B do Prédio 9, a primeira mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.

Confira cada espaço:

Sala 308/8: Laboratório de Biotecnologia: O Laboratório de Biotecnologia é um ambiente voltado para as pesquisas envolvendo análises moleculares e bioquímicas. Neste laboratório estão alocados equipamentos de uso geral no preparo e análise de amostras para diversas análises bioquímicas e moleculares, como centrífugas, espectrofotômetros, cubas de eletroforese dentre outros. O espaço de bancadas permite seu uso por até 20 pesquisadores, contando ainda com dois ambientes reservados de uso específico para extração de DNA e RNA, e uma sala escura para técnicas de quimiluminescência e fluorescência. O Laboratório de Biotecnologia conta ainda com uma Sala Fria, onde estão alocados geladeiras, freezers e ultrafreezer para melhor controle e qualidade na estocagem de amostras biológicas e reagentes.

Sala 312/8: Laboratório de Biotecnologia de Alimentos: O Laboratório de Biotecnologia de Alimentos é equipado com diversas estufas bacteriológicas, incubadoras com agitação orbital, banho-maria com e sem agitação, câmaras de fluxo laminar vertical, além de dois biorreatores, que possibilitam a produção de biomoléculas e alimentos através de processos biotecnológicos e a caracterização e avaliação da qualidade dos produtos obtidos.

Sala 321/8: Laboratório de Preparação de PCR: O Laboratório de Preparação de PCR foi desenhado respeitando o conceito de salas pré e pós-PCR, visando à máxima qualidade nas reações e contaminação mínima. Possui uma sala para efetuar a reação, onde estão alocados os termocicladores, e uma sala para eletroforese em gel de agarose e fotodocumentação. Desta forma, objetiva-se que as reações para PCR não se contaminem com produtos pós-amplificação.

Sala 323/8: Laboratório de Cultura de Células: O Laboratório de Cultura de Células permite a manutenção de células vivas independente do organismo de origem, possibilitando o estudo de mecanismos moleculares fisiológicos ou patológicos da célula, teste de drogas, preparo de vacinas, anticorpos e numerosas proteínas e avaliação dos efeitos citotóxicos de extratos vegetais e drogas.

Sala 325/8: Sala de Lavagem e Preparação de Material: A Sala de Lavagem e Preparação de Material é um ambiente de apoio para os quatro laboratórios acima descritos. Nessa sala há autoclaves de 75 e 100 L, estufas de esterilização e secagem de material, destiladores e deionizadores, que permitem a lavagem, secagem e esterilização para os diferentes processos biotecnológicos executados nos outros laboratórios.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Com foco em saúde e produção de alimentos, novos espaços poderão cultivar micro-organismos e células e extrair e ampliar DNA e RNA de diferentes origens

Ana Paula Vieira Labres

Evento também contou com a mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia