Aula inaugural do Mestrado em Ensino traz pesquisadoras portuguesas

Postado em 23/07/2013 10h24min

Por Tuane Eggers

Foi realizada na última segunda-feira, dia 22, a aula inaugural do Mestrado em Ensino da Univates, que está iniciando suas atividades neste semestre. A aula contou com a presença das doutoras e pesquisadoras portuguesas Susana Paula Graça Carreira e Nélia Maria Pontes Amado, da Universidade do Algarve e da Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

O objetivo do evento foi proporcionar discussões sobre o processo de Ensino. A partir deste tema, as pesquisadoras abordaram dois tópicos: integração das tecnologias em sala de aula e exemplos de seus usos. Nélia e Susana falaram sobre a situação em Portugal e sobre as necessidades de mudança, pois a realidade atual no contexto escolar é outra, assim como o papel do professor. Além disso, apresentaram alguns exemplos, experiências e investigações já realizadas sobre o assunto.

Participaram do evento estudantes e professores dos Mestrados em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas, além de diplomados. O curso conta com mestrandos oriundos de quatro estados: Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Tocantins. Além disso, o Mestrado em Ensino também conta com diversos alunos não-regulares.

Sua área de concentração está alinhada à alfabetização científica e tecnológica, e contra com três áreas de pesquisa: ciência, sociedade e ensino; recursos, tecnologias e ferramentas de ensino; e formação de professores, estudo de currículo e avaliação. A atividade busca capacitar os estudantes para atuarem nos diferentes contextos educacionais, com visão crítica e inovadora dos processos de ensino e de aprendizagem, considerando aspectos da alfabetização científica e tecnológica.

Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/ppgensino ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354, ou pelo e-mail ppgensino@univates.br.

Texto: Tuane Eggers