Projeto de Extensão para a Terceira Idade lança nova modalidade

Postado em 30/07/2013 11h31min

Por -

O Programa de Extensão para a Terceira Idade (Peti) da Univates inicia, no dia 5 de agosto, uma nova modalidade para a população idosa: Atividades Físicas voltadas à Saúde. O objetivo é orientar atividades e exercícios físicos que contribuam para a melhora da aptidão física geral de seus participantes. Além disso, pretende-se que os encontros favoreçam momentos de interação social e atividades lúdicas.

As atividades são gratuitas e realizadas em grupo, com vagas limitadas, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h30min, na sala de Psicomotricidade do Complexo Esportivo, e são conduzidas e orientadas por acadêmicos e professores do curso de Educação Física da Instituição. Os exercícios orientados buscam a melhora da condição neuromuscular, por meio do aumento da força máxima, da potência muscular e da flexibilidade.

Além disso, também buscam a melhora da condição cardiorrespiratória, realizando atividades contínuas e de intensidades baixas a moderadas por meio da dança, ginástica aeróbica, caminhadas e outros. A nova modalidade também contará com exercícios voltados para as atividades funcionais do dia a dia, assim como aqueles que propiciem um aperfeiçoamento do equilíbrio estático e dinâmico são realizados e encorajados.

Conforme o coordenador técnico do Peti, professor doutor Carlos Leandro Tiggemann, neste contexto de aprimoramento fisiológico progressivo e constante, um aspecto importante é a realização das atividades de forma lúdica e recreativa. “Os exercícios serão realizadas em um ambiente coletivo, onde o fortalecimento dos laços sociais entre os participantes é característica indispensável”, explica.

O projeto também visa a proporcionar aos alunos do curso de Educação Física a aplicação do conhecimento científico acadêmico à população idosa, oportunizando aos estudantes a realização de avaliações e métodos de prescrições já consagrados na literatura científica, bem como a construção de novos projetos de pesquisa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5805.

Dança será uma das atividades oferecidas

Tuane Eggers