Aulas da Univates retornam nesta quinta-feira

Postado em 30/07/2013 17h26min

Por Tuane Eggers

Mais um semestre de atividades inicia na Univates nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, quando mais de 10 mil alunos devem retornar às aulas em aproximadamente 40 cursos de graduação e 12 cursos técnicos. E o período chega repleto de novidades.

Entre elas, estão os diversos espaços diferenciados criados para o descanso e o lazer dos estudantes no câmpus. O objetivo é proporcionar mais conforto no momento de esperar pelo ônibus, ler um livro ou mesmo conversar com os amigos nos intervalos das aulas. São seis novos ambientes: nos fundos do Prédio 1, ao lado da Biblioteca, entre os Prédios 7 e 8, entre os Prédios 11 e 12, em frente ao Prédio 16 e nos fundos do Complexo Esportivo.

Ainda neste ano, a Univates planeja implantar uma inovação no câmpus de Lajeado: uma ciclovia e a disponibilização de 120 bicicletas para compartilhamento. Segundo o gerente do Setor de Engenharia e Manutenção, Robledo Müller, está sendo traçado o percurso da ciclovia e serão estudados os locais onde devem ser colocados pontos para estacionamento e empréstimo de bicicletas.

O projeto conta com a parceria de uma empresa de Curitiba, mas a ideia é implantar um sistema que seja totalmente controlado pela Univates, integrando cadastros já existentes dos alunos. “Planeja-se que a ciclovia passe por dentro do câmpus, exigindo a criação de uma nova rua, contorne a universidade, passando por trás do futuro Centro Cultural. O objetivo do projeto é difundir novas aprendizagens entre os alunos, criando uma consciência ecológica de sustentabilidade e mobilidade”, acrescenta o engenheiro.

Além disso, a parada de ônibus em frente ao Prédio 1 está sendo ampliada de acordo com o formato da parada existente em frente ao Centro Cultural Univates. A previsão é de que seja finalizada até o dia 16 de agosto. No próximo intervalo de férias letivas, outras paradas também serão alteradas para o mesmo formato.

Para facilitar a acessibilidade no câmpus, serão instaladas, durante o semestre, portas automáticas nas entradas dos Prédios 3, 7, 8, 9, 11, 12 e 16, além de no Ginásio das Piscinas. Nos próximos meses, também serão criadas mais vagas de estacionamento atrás do Prédio 17, sendo 82 vagas para automóveis e 54 para motocicletas.

As obras do campo de futebol, do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e do Centro Cultural Univates também continuam em andamento (a última, inclusive, pode ser conferida no site www.univates.br/biblioteca/centro-cultural-univates).

Os acadêmicos podem consultar suas salas de aula e as datas de início das disciplinas por meio do site www.univates.br/universounivates, no item Meus Dados, e em seguida no link Localize sua Sala. As matrículas e os ajustes de disciplinas que possuem vagas também podem ser feitos, até 15 de agosto, no site www.univates.br/matricula.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail linhadireta@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Show de volta às aulas traz banda Café com Whisky

A cada início de ano letivo, a Univates promove atividades especiais gratuitas para receber os estudantes. No próximo dia 14 de agosto, será realizado o show de volta às aulas deste semestre, que contará com o lançamento do CD do I Festival de Música Univates e apresentação da banda vencedora, Café com Whisky.

A festa ocorre a partir das 20h30min, no Anfiteatro do Prédio 9 (em caso de chuva, será transferida para o auditório do Prédio 7). O show da banda Café com Whisky contará com convidados especiais: Jorginho do Trompete, Fernando Graciola, Tiago Ferrari Daiello e André Brasa.

Na ocasião, também ocorrerá a tradicional Festa dos Bixos, promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univates. Os acadêmicos terão aula até o intervalo. A atividade será gratuita e aberta a todos os interessados.

Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Cultura da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5326, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Novos alunos e professores serão recebidos com atividades especiais

No próximo dia 6 de agosto, os novos estudantes de graduação, sequenciais e técnicos serão recebidos de maneira especial, no “Encontro com os Bixos”. O evento será realizado no turno da noite, a partir das 19h, na sala de Ginástica do Complexo Esportivo da Univates.

Na ocasião, serão realizadas atividades institucionais para esclarecer dúvidas quanto ao Ambiente Virtual, Biblioteca, Central de Carreiras, benefícios, financiamentos e demais esclarecimentos. Além disso, ocorrerão atividades com o Diretório Central de Estudantes (DCE), bate-papo com os Coordenadores de Curso e sorteio de tablets.

Já os novos professores poderão participar de uma atividade especial organizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e pela Pró-Reitoria de Ensino da Univates, o Programa Institucional de Qualificação de Novos Docentes. Durante o semestre, serão realizados diversos grupos de discussões e relatos de experiências, com o objetivo de contemplar as competências pedagógicas que os professores necessitam para o desenvolvimento de sua prática pedagógica.

Texto: Tuane Eggers

Ainda neste ano, a Univates planeja implantar uma ciclovia e a disponibilização de 120 bicicletas para compartilhamento

Banda Café com Whisky animará show de volta às aulas

Mais de 10 mil estudantes devem voltar às aulas nesta quinta-feira