Intercambistas são recebidos com atividades especiais na Univates

Postado em 31/07/2013 10h20min

Por Tuane Eggers

Estudantes de diferentes países do mundo chegam à Univates, a cada semestre, para viver uma experiência única: o intercâmbio acadêmico. Para dar boas-vindas ao grupo de intercambistas deste semestre, composto por nove estudantes da Colômbia e de Portugal, a Instituição realizou, na última terça-feira, dia 30, uma programação diferenciada.

Durante os turnos manhã e tarde, eles receberam diversas instruções sobre a Univates e alguns de seus setores, como o Atendimento ao Aluno e a Biblioteca. No momento do almoço, os intercambistas saborearam um típico churrasco gaúcho na sala da Gastronomia, onde conversaram com intercambistas que já voltaram de outros países e com os Coordenadores de seus Cursos. No turno da tarde, eles participaram de um passeio guiado pelo câmpus da Univates e pelos pontos turísticos de Lajeado.

Para o acadêmico Duarte Lopes, do Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal, a experiência de intercâmbio será de muito aprendizado. Em seu país de origem, ele estuda Engenharia Automóvel. Na Univates, ele cursará disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica.

Ele conta que é a primeira vez que vem ao Brasil, mas já tinha uma noção do que iria encontrar por aqui. “Escolhi o Brasil pela questão do idioma e pelas oportunidades de negócios, para tentar implementar aqui o produto que desenvolvi com alguns amigos, que tem a ver com programação automóvel”, explica.

Além da região do Vale do Taquari, Duarte também pretende conhecer outras cidades brasileiras, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Florianópolis. Seu retorno para Portugal está programado para o final deste ano.

As atividades foram organizadas pela Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates. Mais informações sobre oportunidades de intercâmbio podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Programação contou com orientações, almoço e passeio guiado pela Univates e por pontos turísticos de Lajeado

Daiane Weschenfelder

Daiane Weschenfelder