Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Palestra de Química Industrial abordará espectroscopia de absorção atômica

Postado em 01/08/2013 08h56min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de explicar como ocorre uma análise de metais em diferentes tipos de amostras por meio do uso da espectroscopia de absorção atômica, o curso de Química Industrial promove, na próxima segunda-feira, dia 5, a palestra “Espectroscopia de Absorção Atômica com Fonte Contínua – Histórico, Fundamentos e Aplicações”. A atividade gratuita ocorre a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 3.

O evento será ministrado por Thomas Strattestefens, da Analytik Jena, da Alemanha, um fabricante de instrumentos e de produtos nas áreas de tecnologia de medição, bioquímica e optoeletrônica; e por Júlio Mattos, da Polimate-Analytik Jena, de São Paulo. A técnica de espectroscopia é utilizada mundialmente para o controle de qualidade de amostras de diferentes tipos, como alimentos, solos, fármacos, rochas, entre outros.

O evento será aberto a todos os interessados. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail luceliah@univates.br.

 

Saiba mais sobre o tema

Atualmente, a espectrometria de absorção atômica (AAS) é uma técnica amplamente difundida, possuindo um lugar de destaque entre as principais técnicas de espectrometria atômica. Ela vem sendo empregada rotineiramente em laboratórios ambientais, clínicos, farmacêuticos, petroquímicos, entre outros.

As inovações tecnológicas no campo da AAS, principalmente as novas possibilidades nesse campo, ocorrem a partir da introdução da espectrometria de absorção atômica com alta resolução com fonte contínua (HR-CS AAS). Na palestra, serão abordados o desenvolvimento histórico desta tecnologia revolucionária, bem como os fundamentos, as aplicações e a instrumentação desenvolvida para a HR-CS AAS.

As técnicas de forno de grafite (GF AAS) com análise de amostras líquidas e de amostras sólidas (DSS-GF AAS) serão abordadas e discutidas de acordo com a qualidade de informação possibilitada por cada uma dessas técnicas. Também serão apresentados e discutidos trabalhos usando a técnica de chama (F AAS) e com geração de hidretos (HG-F AAS) para a determinação da análise de amostras de diversas naturezas.

 

Texto: Tuane Eggers

Divulgação

Notícias Relacionadas