Revistas científicas da Univates obtêm bons resultados na avaliação da Capes

Postado em 06/08/2013 17h42min

Por Tuane Eggers

A Univates recebeu, recentemente, o relatório completo da avaliação referente ao triênio 2009-2011 de suas revistas científicas, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). Em diversas áreas de conhecimento avaliadas, as publicações da Instituição vêm obtendo resultados cada vez melhores.

Os periódicos são enquadrados em estratos indicativos de qualidade, que vão do A1 (mais elevado) passando por A2, B1, B2, B3, B5 e C. O mesmo periódico, quando classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. O estrato A1, especificamente, é concedido apenas aos periódicos de abrangência internacional.

A revista Signos, por exemplo, foi classificada como B2 na área Interdisciplinar. A revista Caderno Pedagógico recebeu a avaliação B3 na área de Ensino. Já a publicação Estudo & Debate recebeu a avaliação B3 em quatro áreas: Administração, Ciências Contábeis e Turismo; Serviço Social; Interdisciplinar; e Ensino.

A avaliação da revista Destaques Acadêmicos – B5 em três categorias: Biodiversidade, Ciências Ambientais e Interdisciplinar – foi uma surpresa para a Instituição. Ela foi criada com o objetivo de premiar a publicação de bons trabalhos de acadêmicos (trabalhos de conclusão de curso, relatos, estudos de caso ou outros). A endogenia (publicação de artigos apenas de acadêmicos e professores da Univates) no periódico interno foi discutida e, na ocasião, o objetivo era torná-lo um meio para a divulgação da pesquisa, especialmente encorajando o público interno à criação de trabalhos científicos. Dessa forma, não era esperada a avaliação dela pela Capes.

Considerando os aspectos que envolvem a avaliação das revistas, os índices obtidos mostram o reconhecimento e a seriedade das publicações. Conforme a coordenadora da Editora da Univates, Ivete Hammes, a avaliação positiva das revistas credencia a Instituição a buscar reconhecimento na área de pesquisa científica. “Além disso, auxilia nas relações com institutos de pesquisa e de fomento, com instituições de ensino externas e habilita para aprovação de novos cursos de extensão e de pós-graduação”, salienta.

Os resultados da avaliação também influenciam diretamente nos cursos de mestrado e doutorado, que passam por avaliação trienal da Capes, no qual um dos itens de muita relevância é a Produção Intelectual. Neste quesito, a pontuação é gerada a partir do número de publicações de trabalhos científicos dos professores dos PPG's, especialmente em revistas externas à Univates.

Conforme Ivete, as revistas estão acompanhando o crescimento da Univates e do Brasil, pois focam a pesquisa e a tecnologia como pilares para o desenvolvimento tecnológico, social e econômico do Vale do Taquari e do país.

Saiba mais

Todos os periódicos e publicações da Univates podem ser conferidos no site da Editora, pelo link www.univates.br/editora. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5215, ou pelo e-mail editora@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

As publicações podem ser conferidas no site da Editora Univates