Salas temáticas de Pedagogia: espaços de novas experiências do pensamento

Postado em 07/08/2013 10h20min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de criar uma nova estética para as salas de aula, o curso de Pedagogia da Univates conta com duas novas salas temáticas, localizadas no Prédio 3 e no Prédio 7. A necessidade de experimentar outros espaços que provoquem novas experiências do pensamento subsidiou a transformação dos antigos laboratórios de ensino em salas temáticas.

Essa ideia também está de acordo com a proposta do novo currículo do curso, que entrará em vigor em 2014. Os espaços contam com novos elementos – como sofás, colchonetes, pufes, almofadas, mesas maiores e com mais cadeiras – e uma diferente organização. Conforme a coordenadora do curso, professora Angélica Vier Munhoz, a ideia é proporcionar um ambiente em que possam ser repensadas as metodologias de sala de aula. “O simples fato de sentar em um pufe ou em uma almofada pode mudar também a relação entre o professor e os estudantes”, explica.

A nova organização das salas também proporciona uma maior movimentação e deslocamento dos alunos e professores, conforme as atividades propostas em cada aula. As salas temáticas serão utilizadas nos seminários do novo currículo do curso, como: Educação e Cinema, Educação e Arte, Educação e Filosofia, Educação e Literatura, Educação e Infância e Educação: Saber, Poder e Processo de Aprendizagem.

As salas serão utilizadas também em ateliês literários e de escrita, e práticas realizadas desde o início do curso. Além disso, elas serão os locais de realização dos grupos de estudos e demais atividades propostas pelo projeto de extensão “Formação Pedagógica e Pensamento Nômade”, vinculado ao curso de Pedagogia.

Texto: Tuane Eggers