Univates inicia Programa Institucional de Qualificação de Novos Docentes

Postado em 07/08/2013 18h07min

Por Tuane Eggers

Na tarde desta quarta-feira, dia 7, a Univates deu início ao Programa Institucional de Qualificação de Novos Docentes, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Instituição. O Programa, que realiza atividades até o fim deste ano, objetiva refletir sobre as competências pedagógicas dos docentes por meio da história institucional e dos documentos oficiais, contribuir para o aperfeiçoamento e qualificação da prática pedagógica dos novos docentes e problematizar a prática pedagógica por meio de relato de experiência docente.

Participam da atividade os professores que iniciaram sua docência na Univates desde o semestre 2012/B. No início do evento, a pró-reitora adjunta de Ensino, professora Daiani Clesnei da Rosa, falou que esta é a primeira vez que há um programa focado nos professores novos da Instituição. Durante sua fala, ela apresentou as funções de sua Pró-Reitoria.

Em seguida, a coordenadora do NAP, professora Márcia Rehfeldt, apresentou as atividades realizadas pelo setor. “Quando vocês tiverem algum problema em sala de aula, não poderemos dizer a vocês exatamente o que fazer, já que somos um setor de apoio, mas poderemos dar algumas alternativas para tentar auxiliá-los no que for necessário”, explicou.

A professora também falou sobre o Laboratório de Aprendizagem – Uniapren, que oferece monitorias aos estudantes que possuem alguma dificuldade nas áreas de Física, Matemática, Português, Programação de Computadores e Química. Ela ressaltou, ainda, a importância do apoio psicopedagógico, um dos atendimentos oferecidos pelo NAP, para auxiliar os professores a lidarem com estudantes que possuem alguma deficiência.

As atividades do Programa Institucional prosseguem, ao longo dos próximos meses, com discussões teóricas, reflexões e trocas de experiências com base no livro “Didática do Ensino Superior”, de Antônio Carlos Gil. Os professores serão divididos em dois grupos para discutir o assunto presencialmente ou de modo virtual. Para o mês de dezembro, está programado encontro para compartilhar os relatos de experiências entre os dois grupos.

Texto: Tuane Eggers

Atividade busca contribuir para a qualificação da prática pedagógica dos docentes