Univates inaugura novo espaço de atendimento do Serviço de Assistência Jurídica

Postado em 08/08/2013 15h38min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de ampliar o espaço de atendimento do Serviço de Assistência Jurídica da Univates - Sajur, foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 8, a inauguração da nova sede. O Sajur oferece, desde 2003, atendimento jurídico gratuito à população carente da Comarca de Lajeado, composta pelos municípios de Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara e Sério.

O novo endereço está localizado na Av. Benjamin Constant, 2718, próximo à estação rodoviária de Lajeado.

A cerimônia de inauguração teve início com a apresentação do Coral Vocalize. Em seu pronunciamento, a coordenadora do Sajur e professora do curso de Direito, Marta Piccinini, disse que um dos aspectos que mais prejudica o acesso à justiça é a falta de condições financeiras, uma vez que a maioria da população não dispõe de recursos para custear os gastos de uma demanda judicial. “O serviço prestado pelo Sajur está garantindo o acesso à justiça à população da Comarca de Lajeado, cumprindo sua missão de difundir conhecimento técnico-científico e humanístico, considerando as especificidades e as necessidades da realidade regional”, salientou.

Em seguida, a coordenadora do curso de Direito, professora Bianca Corbellini Bertani, lembrou como se deu o início do envolvimento dos estudantes com o Sajur. “Em 2003, os primeiros alunos começaram a frequentar o Sajur, buscando uma aprendizagem prática e entendendo o que significa lidar com o Direito, que é lidar com uma pessoa na sua integralidade, nos seus momentos bons mas, especialmente, nos seus momentos mais frágeis e difíceis”, contou. Conforme a docente, é emocionante ver o crescimento do Sajur e a forma como os alunos vivenciam suas experiências. “E essa parceria com o Poder Judiciário, com o Ministério Público, com o próprio município, só nos faz crescer”, acrescentou Bianca.

O vice-prefeito de Lajeado, Vilson Haussen Jacques Filho, esteve presente no evento representando o prefeito Luís Fernando Schmidt. Segundo ele, mais uma vez a Univates mostra todo o comprometimento que possui com a comunidade, oferecendo a ampliação do serviço que já oferecia. “Ao atender as pessoas mais humildes, que não necessitam apenas de saúde, de educação e de boa moradia, mas também dos serviços judiciários, a Univates proporciona que seus alunos deixem a 'letra fria da lei' e passem a ter o contato direto com as pessoas que necessitam desses serviços”, afirmou Jacques, acrescentado que o município de Lajeado agradece por mais essa colaboração da Instituição.

Para finalizar a cerimônia oficial, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional da Univates, professor João Carlos Britto, que representou a Reitoria na ocasião, ressaltou que inaugurações como essa permitem reavivar o propósito fundamental da Univates, que é promover o desenvolvimento social. “Nossa forma de promover o desenvolvimento é por meio da qualificação de pessoas, e para isso, buscamos constantemente melhorar as condições dessas pessoas desenvolverem seu aprendizado”, destacou. Conforme ele, o ato de inauguração privilegia não só os alunos de Direito, mas toda a comunidade que é assistida pelo Sajur e os profissionais que desenvolverão seu trabalho no local. “Queremos fazer parte do desenvolvimento regional e estadual, fazendo a diferença para melhor na vida das pessoas”, completou.

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades regionais.

Saiba mais

O Serviço de Assistência Jurídica – Sajur é um trabalho de estágio de acadêmicos do curso de Direito da Univates. Acompanhados por professores, eles prestam atendimento gratuito à população carente da Comarca de Lajeado. No último ano, foram prestados cerca de três mil atendimentos.

Entre os serviços prestados estão: informações jurídicas, recursos administrativos, Projeto de Atendimento ao Presídio, questões relativas ao Juizado Especial Cível e Juizado Especial Federa, assim como aqueles referentes ao Direito Previdenciário, Direito de Família, Direito Penal e locações.

Para receber atendimento, é necessário que a pessoa resida, trabalhe ou tenha processo tramitando nos municípios de Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara e Sério. Outro critério é a renda familiar, que não pode ultrapassar os três salários mínimos, ou que o patrimônio familiar não ultrapasse os R$ 100 mil.

Texto: Tuane Eggers

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional da Univates, João Carlos Britto

Equipe do Sajur Univates

Ana Paula Vieira Labres