Univates participa do I Fórum de Gestão e Inovação do Comung

Postado em 13/09/2013 15h37min

Por Elise Bozzetto

A Univates participou, nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de setembro, do I Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung. O evento, sediado na Feevale, Novo Hamburgo, é voltado a gestores, dirigentes e professores de ensino superior e demais interessados. Participaram, representando a Univates, o reitor, Ney José Lazzari, o vice-reitor, presidente da Fuvates e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Carlos Cândido da Silva Cyrne, a pró-reitora de Ensino, Luciana Carvalho Fernandes, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e presidente da Fundação Oswaldo Carlos, João Carlos Britto, o pró-reitor Administrativo, Oto Roberto Moerschbaecher, além de gerentes e colaboradores de diversos setores da Univates.

A programação teve início às 10h desta quinta-feira, com a abertura oficial. No encontro, o presidente do Comung e reitor da Univates, Ney José Lazzari, falou sobre a importância de se discutir a gestão e a inovação nas universidades. “Serão dois dias de debates que mostrarão importantes desafios para nossas instituições. Recentemente discutimos em outro seminário a sala de aula e suas inovações e agora é um momento para pensarmos a gestão em nossas organizações. As 15 instituições de ensino superior que integram o Comung atendem 200 mil estudantes, mais da metade dos universitários gaúchos. A força das comunitárias é uma peculiaridade no nosso Estado. No resto do país, cerca de 20% dos alunos pertencem ao ensino comunitário. Isso mostra que temos uma história e um grande patrimônio”, enfatizou.

Ainda na quinta-feira, o executivo de instituições de educação superior Ihanmarck Damasceno ministrou uma palestra sobre Princípios da Governança Corporativa na Gestão Acadêmica. O palestrante trouxe o case da Universidade Tiradentes (Unit), de Sergipe. “Buscamos no princípio da governança corporativa preservar e aumentar o valor da organização. Valor este que não necessariamente é um recurso e sim o valor da universidade como um todo para sua comunidade e para o mercado”, explica. A Unit se baseou em 4 pilares para sustentar o processo de avanço da instituição: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Apesar de ser uma instituição privada, com fins lucrativos, sua inserção na comunidade é um grande valor atribuído à Unit.

À tarde, Paulo Otavio Mussi, doutor em Administração de Empresas, abordou o planejamento estratégico em instituições de ensino superior. “A boa estratégia nos anima à ação e orienta para onde nós devemos seguir”, afirmou Mussi durante a palestra. Para o pesquisador, no entanto, o planejamento não deve engessar a organização. “A estratégia não é um roteiro passo a passo, ela serve para dar sentido, para levar à ação. O planejamento estratégico deve fazer com que a comunidade inteira entenda por onde a universidade quer ir. A capacidade de antecipação e adequação à realidade é a essência da estratégia”, comenta. Mussi detalhou o desenvolvimento do planejamento da PUC-PR, instituição na qual assume a vice-reitoria.

Em seguida, o tema em destaque foi empreendedorismo e inovação, conduzido por Luiz Carlos Scavarda do Carmo, doutor em Física e vice-reitor Administrativo da PUC-Rio. Ele trouxe a caminhada da PUC rumo ao desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora. “Precisamos formar profissionais que se adaptem às mudanças do mercado, que estejam inteirados com as novas tecnologias e que saibam lidar com as novas situações propiciadas pela sociedade de serviço. Se queremos formar um profissional assim, devemos ser assim”, sentenciou.

Na sexta-feira pela manhã, o evento contou com a participação do vice-presidente de Relações Institucionais da Marcopolo S/A, José Antônio Fernandes Martins. Ele abordou em sua fala a inovação como caminho para o crescimento. Em seguida, foram realizadas reuniões de trabalhos dos reitores e pró-reitores administrativos. Neste dia também ocorreu, pela manhã e à tarde, o IV Encontro Rede Prosa das TVs universitárias gaúchas.

Nova gestão assume

O Comung realizou após o evento a eleição para presidência. Foi reeleita para a Gestão 2014 a atual diretoria: Ney José Lazzari, Reitor da Univates, como presidente, e Ramon Fernandes da Cunha, Reitor da Feevale, como primeiro vice-presidente. Foram escolhidos ainda como segunda vice-presidente a Irmã Iraní Rupolo, Reitora da Unifra, como secretário José Carlos Pereira Bachettini Júnior, Reitor da UCPel e como tesoureiro José Carlos de Souza, Reitor da UPF.

Foram eleitos ainda o presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Fiscal, Martinho Luís Kelm, Reitor da Unijuí e Paulo Fossatti, Reitor do Centro Universitário La Salle.

Sobre o Comung

O Comung é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, sendo integrado por 15 instituições que congregam mais de 40 câmpus universitários, abrangem mais de 380 municípios em suas áreas de influência e possuem em torno de 200 mil alunos de graduação e pós-graduação. Fazem parte do Comung: Feevale, IPA, Pucrs, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI.

Texto: Elise Bozzetto

Presidente do Comung, Ney José Lazzari, é reeleito para a gestão 2014

Ihanmarck Damasceno apresentou o case da Universidade Tiradentes, de Sergipe

Elise Bozzetto