Desafios tecnológicos devem reunir estudantes de Ensino Médio e Superior

Postado em 17/09/2013 10h01min

Por Ronaldo Ely Rempel

O projeto de extensão “Desafios de Inovação Tecnológica”, promovido pelo curso de Engenharia Mecânica da Univates, promove, dias 22 e 23 de outubro, as competições “Ponte de Espaguete” e “Desenvolvimento de Produto”. Podem participar equipes de, no máximo, seis integrantes que, obrigatoriamente, devem contar com dois estudantes de graduação da Univates e dois alunos de Ensino Médio da região.

As atividades buscam motivar os acadêmicos e os estudantes de Ensino Médio a desenvolver habilidades nas áreas de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo, em que serão colocados em prática conhecimentos básicos de disciplinas, como mecânica dos sólidos, resistência dos materiais, processos de fabricação e desenho técnico.

A competição “Pontes de Espaguete” propõe às equipes a construção de uma ponte treliçada de macarrão e colas epóxi e silicone capaz de cobrir vão livre de um metro, não ultrapassando 750 gramas de peso. As pontes serão postas a testes de resistência, mediante colocação de pesos pendurados no centro da construção, sendo que a mais resistente será a vencedora. A equipe campeã receberá medalhas, R$ 1.000,00 e visitação a uma empresa ou universidade da região metropolitana de Porto Alegre, com despesas de locomoção e alimentação pagas pela Domínio D Engenharia de Estruturas, patrocinadora do evento.

Já na competição “Desenvolvimento de Produto”, os participantes deverão criar uma poltrona para leitura. O produto deve suportar até 150kg, contar com um apoio para caderno, notebook ou tablet, além de proporcionar o conforto adequado ao usuário. Para a construção da base, deve ser utilizado papelão, de no máximo 5mm de espessura, em chapas ou tubos, além de cola e grampos. Para a avaliação, serão levados em conta a inovação apresentada pela peça, sua estética, sustentabilidade, preço de produção e valor de competitividade no mercado, entre outros. O grupo cuja poltrona obtiver a maior pontuação receberá medalhas e R$ 1.000,00 como premiação.

Interessados podem se inscrever, até 27 de setembro, no setor de Atendimento ao Aluno – Prédio 9, mediante entrega de formulário preenchido (disponível no site www.univates.br/extensao) e doação de meio quilo de alimento não-perecível por participante. Mais detalhes sobre o evento estão disponíveis no site www.univates.br/cursos-de-extensao/desafios-de-inovacao-tecnologica-ponte-de-espaguete-e-desenvolvimento-de-produto.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Ronaldo Ely Rempel

Equipes deverão construir ponte treliçada de macarrão e colas epóxi e silicone

Ronaldo Ely Rempel