Em visita a laboratório, alunos de 7ª série reforçam gosto pela Biologia

Postado em 17/09/2013 16h23min

Por Tuane Eggers

Algumas pessoas levam anos para decidir qual seria a sua profissão ideal. Outras parecem saber desde cedo do que realmente gostam. É o caso dos estudantes Arthur Henrique Sulzbach e Eduardo Kauffmann, da 7ª série do Colégio Santo Antônio, de Estrela, que visitaram um laboratório da Univates na tarde desta terça-feira, dia 17.

A curiosidade e o gosto pela Biologia fizeram com que os alunos sentissem vontade de conhecer a rotina do Laboratório de Biotecnologia da Univates. A ideia da visita partiu da mestranda de Biotecnologia e professora de Ciências, Ângela Lenz. “Eles sempre mostraram muito interesse pela minha disciplina, e como eles estudam fisiologia humana, pensei que poderia unir o conteúdo com a minha prática na pesquisa do mestrado”, explica a professora.

Segundo Ângela, a visita foi possibilitada pelo seu orientador de mestrado, professor doutor Ivan Cunha Bustamante Filho, que insiste para seus orientandos tornarem as atividades do mestrado o mais práticas possíveis. “Perceber que consigo passar um pouquinho do meu amor pela Biologia aos meus alunos é muito gratificante”, salienta Ângela.

Arthur conta que a curiosidade por essa área o acompanha desde sempre. “Acho que é pela minha vontade de poder descobrir diversas coisas, não apenas sobre a gente, mas também sobre o mundo. Quero poder contribuir com o mundo de alguma forma”, ressalta ele, que já tem a Biologia como objetivo para o Ensino Superior. Sua preferência é pela área de plantas, mas também gosta de aprender sobre outros assuntos das Ciências Biológicas.

A atividade desenvolvida pelos estudantes foi uma coleta de amostra de tecido e extração de proteínas. O objetivo foi mostrar a eles as possibilidades que existem no campo da pesquisa.

Texto: Tuane Eggers