Reitor da Univates é eleito presidente do Comung e vice da Abruc

Postado em 21/09/2013 11h51min

Por -

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou na última semana eleição para presidência. Foi reeleita para a Gestão 2014 a atual diretoria: Ney José Lazzari, Reitor da Univates, como presidente, e Ramon Fernandes da Cunha, Reitor da Feevale, como primeiro vice-presidente.

Foram escolhidos ainda como segunda vice-presidente a Irmã Iraní Rupolo, Reitora da Unifra, como secretário José Carlos Pereira Bachettini Júnior, Reitor da UCPel e como tesoureiro José Carlos de Souza, Reitor da UPF. Foram eleitos ainda o presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Fiscal, Martinho Luís Kelm, Reitor da Unijuí e Paulo Fossatti, Reitor do Centro Universitário La Salle.

O Comung é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, sendo integrado por 15 instituições que congregam mais de 40 câmpus universitários, abrangem mais de 380 municípios em suas áreas de influência e possuem em torno de 200 mil alunos de graduação e pós-graduação. Fazem parte do Comung: Feevale, IPA, Pucrs, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI.

Representação nacional

Nesta quarta-feira, dia 18, foi eleita durante a 26ª Assembléia Geral Extraordinária e Eletiva da Abruc (Associação Brasileira de Universidades Comunitárias), a gestão para o próximo ano. Dos 13 gestores, 3 são membros do Comung. Como 2º vice-presidente foi escolhido Ney José Lazzari; Ramon Fernandes da Cunha assumiu como 2º Secretário e Vilmar Thomé, Reitor da Unisc, participa da Abruc como 1º Titular do Conselho Fiscal.

Para Lazzari, o reconhecimento é indicativo de um bom trabalho. "O Comung vem realizando um trabalho muito importante para as instituições, trazendo qualificação e provocando discussões importantes. Estar a frente deste projeto tem um significado muito grande e todos que atuam junto ao Comung, independente do cargo, ajudam a construir uma educação melhor para nosso estado. A oportunidade de sair de nossas fronteiras e participar de uma organização nacional, como é a Abruc, mostra a nossa maturidade enquanto instituições comunitárias e o quanto podemos contribuir não só regionalmente para o fortalecimento desta modalidade de ensino, que se constitui de um patrimônio para nossas comunidades, mas para um país com melhores condições de acesso ao ensino superior”, comenta o Reitor da Univates.

Lazzari, primeiro à esquerda, integra a diretoria da Abruc