Política e economia pelo olhar de Carolina Bahia

Postado em 25/09/2013 09h51min

Por Ronaldo Ely Rempel

A jornalista, repórter e colunista de política do Grupo RBS, Carolina Bahia, esteve na Univates na tarde da última quinta-feira, 19 de setembro, palestrando sobre crise econômica e o clima pré-eleitoral brasileiro. A atividade fez parte da programação do 11º Seminário Contábil do Vale do Taquari, que integrou profissionais e acadêmicos da área.

No primeiro momento, Carolina falou sobre as manifestações ocorridas em todo o Brasil, no primeiro semestre de 2013, e como isso influenciou o cenário político de Brasília. “No início das manifestações, os políticos ficaram desesperados, mas, com o passar do tempo, elas foram amenizadas e tudo voltou ao normal. Não podemos ter memória fraca, precisamos manifestar esse desejo por mudanças nas eleições de 2014”, ressalta.

Sobre a disputa à presidência da República em 2014, Carolina disse estar muito surpresa com a descentralização da corrida presidencial, não sendo a disputa PT versus PSDB o foco da vez. Para ela, todas as campanhas do próximo ano abordarão fortemente a economia, que é por onde todos os setores do governo passam. “Se a economia vai bem, todo o resto se beneficia. Será esse também o motivo que pode ou não reeleger a Presidenta Dilma Roussef. Se a economia brasileira se manter estável ou crescer, certamente Dilma terá grandes chances à reeleição”, alega a jornalista.

Já sobre o desenvolvimento do país, Carolina afirma que o Brasil deixou de ser o tão famoso país do futuro e, de fato, conquistou espaço e prestígio no cenário internacional, a partir da estabilização econômica alcançada após a implantação do Plano Real de 1994. “É claro que, se comparado com os países desenvolvidos, temos muito a melhorar. O que emperra um maior crescimento do Brasil é a burocracia existente em nosso sistema”, alega. Segundo a jornalista, no Brasil, criou-se uma cultura de privatizar investimentos em infraestrutura, o que, de fato, é eficaz, mas o sistema burocrático inviabiliza licitações, como, por exemplo, a construção do Trem Bala entre Rio de Janeiro e São Paulo.

A jornalista ainda falou sobre corrupção, citando o fato ocorrido na tarde anterior, 18 de setembro, em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por seis votos a cinco, aceitar os embargos infringentes, recursos que beneficiam e proporcionam um novo julgamento para 12 condenados no processo do mensalão por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. “Eu acompanhei todo o processo do mensalão, desde a CPI, e acredito que o desenrolar dessa história seja frustrante para a população brasileira, devido à possível redução das penas para os acusados”, pondera.

Questionada sobre o elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alcançado por municípios do interior, como exemplo o Vale do Taquari, Carolina encara isso como um modelo a ser seguido. Esse crescimento é fruto de todo um comprometimento da comunidade em cobrar melhorias, mais facilmente alcançado em locais onde não existam tantas periferias, como nos grandes centros.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Carolina Bahia esteve na Univates palestrando sobre crise econômica e o clima pré-eleitoral brasileiro