Univates inicia I Simpósio de Enfermagem do Vale do Taquari

Postado em 25/09/2013 10h31min

Por Tuane Eggers

Na manhã desta quarta-feira, dia 25, a Univates deu início ao I Simpósio de Enfermagem do Vale do Taquari, promovido pelo Curso e pelo Diretório Acadêmico (DA) de Enfermagem da Instituição. A atividade prossegue durante os turnos da tarde e da noite, com o objetivo de apresentar temas atuais para acadêmicos e profissionais de enfermagem.

Na abertura do evento, o presidente do DA de Enfermagem, Ricardo Sampaio, deu boas-vindas a todos e falou sobre a satisfação de iniciar esse evento. Em seguida, a coordenadora da atividade, professora Ioná Carreno, disse que o Simpósio é um marco histórico na região do Vale do Taquari. “Sabemos que apenas a sala de aula não é mais suficiente, ela é um pontapé inicial para o nosso conhecimento, mas estudos e eventos científicos como esse é que colaboram muito para a nossa formação”, salientou.

Segundo Ioná, é necessário formar profissionais com perfil atuante, não apenas para promover eventos na área de Enfermagem, mas para serem ativos também na busca de melhorias na área de atenção à saúde. Após, a coordenadora do curso, professora Arlete Kunz, lembrou que o evento foi proposto pelo DA de Enfermagem. “A ideia partiu dos estudantes e isso nos orgulha muito. São esses profissionais críticos e reflexivos que o curso de Enfermagem forma”, ressaltou.

Em seguida, teve início a palestra de abertura, com o tema “Desafios da Gestação de Alto Risco”, ministrada pela enfermeira e coordenadora de Enfermagem do Hospital Estrela, Maria Bernadete Koch Kranz, e pela enfermeira Verenice Raquel Krause. Em sua fala, abordaram a importância da atenção materno infantil. “Parece algo impossível, mas ainda chegam ao hospital gestantes em trabalho de parto que nunca fizeram uma ecografia”, alertaram.

Conforme as palestrantes, é perceptível a necessidade cada vez maior de atendimentos de emergência obstétrica. Maria Bernadete e Verenice também falaram sobre a Rede Cegonha, uma estratégia do Ministério da Saúde para qualificar a atenção à saúde. “O enfermeiro precisa fazer uma profunda análise, ser crítico e reflexivo frente a questões como essa”, falando sobre o direito ao nascimento sem violência, seguro e humanizado.

O evento prossegue, nos turnos tarde e noite, com temas como “Classificação de risco em urgência e emergência”, “Uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas: desafios para a saúde e a educação” e “O cenário da Saúde e da Enfermagem”. A atividade conta com o apoio do Hospital Bruno Born, Hospital Estrela, Secretaria de Saúde de Lajeado, Secretaria de Saúde de Estrela e Diretório Acadêmico de Enfermagem da Univates.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5513.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers