Documentário traz história de esperança de pessoas que esperam por transplante de órgãos

Postado em 25/09/2013 11h49min

Por -

Para marcar a Semana Nacional de Doação de Órgãos, o Núcleo de Cultura da Univates exibiu, na noite desta terça-feira, dia 24, o documentário “12 horas e 2 minutos - un transplante, una carrera por la vida”. A atividade integra o Circuito de Cinema Universitário 2013, e objetiva criar uma consciência na sociedade sobre a importância da doação de órgãos.

De autoria de Luis Ara Hermida e Federico Lemos, o filme aborda quatro histórias de pacientes com diferentes destinos que passaram pela mesma situação, trazendo uma história de esperança e uma mensagem clara sobre o que significa receber um transplante para alguém que está com os dias contados. Depois de quase dois anos de espera e com o coração trabalhando apenas 8% de sua capacidade, John recebe a notícia de que há um doador para ele. São 12 horas e dois minutos que decorrem da chamada até a conclusão da operação.

A história foi motivada pela experiência pessoal de Luis Ara Hermida que, há nove anos, perdeu sua mãe após ela ter recebido um transplante de coração. Ela estava muito doente e a única solução para seu problema era o transplante, que foi um sucesso. Porém, poucos meses depois, ela morreu de septicemia.

Atualmente, no Brasil, para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar à família sobre o desejo da doação, pois ela só acontece após autorização familiar.

Entre os órgãos de uma pessoa falecida que podem ser doados são coração, pulmão, fígado, pâncreas, rim, entre outros. Dessa forma, um único doador pode salvar muitas vidas.

No município de Lajeado, as informações sobre doação de órgãos podem ser obtidas com o Hospital Bruno Born, pelo telefone (51) 3714-7500, ramal 353, ou pelo site www.hbb.com.br.

Evento teve o objetivo de criar uma consciência na sociedade sobre a importância da doação de órgãos

Grande público prestigiou o evento

Ana Paula Vieira Labres

Produtor do documentário, Gonzalo Lamela, destacou que pretendem apresentar o filme em diversas partes do Brasil