Univates sediará atividades da 4ª Conferência Estadual de Cultura

Postado em 25/09/2013 11h55min

Por -

Lajeado sediará, de 30 de setembro a 02 de outubro, a 4ª Conferência Estadual de Cultura, que será realizada na Univates e no Parque Histórico Municipal. Conforme o secretário de Cultura e Turismo, Eduardo Gomes Müller, cerca de 500 participantes são esperados. Entre eles, artistas e presenças de renome do cenário cultural, como a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o governador do Estado, Tarso Genro, e representantes da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Deputados.

Müller explica que a rede hoteleira, bem como serviços de transporte e alimentação, já foram mapeados. Essas informações constam em livreto, que terá também os principais pontos turísticos da cidade elencados, para distribuição gratuita aos visitantes. Para a recepção do evento, a Secultur organiza diversas ações, que irão envolver 18 instituições, entre elas: CTGs, Bloco dos Palhaços, capoeiristas, tribos indígenas, artistas circenses, escola de samba e canto coral. “Esses integrantes estarão envolvidos com a receptividade, em pontos estratégicos de acesso ao município e dentro do Parque Histórico”. Conforme o secretário, a ideia é apresentar os artistas que integram a política cultural desenvolvida na cidade.

O secretário destaca, ainda, outros motivos que tornarão a conferência um marco na história cultural. Recentemente, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, por unanimidade, a proposição de um mecanismo de aperfeiçoamento da gestão do setor cultural, dando um importante passo para o desenvolvimento da cultura do Estado. O Sistema Estadual de Cultura é um instrumento que possibilitará a gestão integrada entre o Estado e a sociedade, e pretende democratizar e promover uma significativa mudança na gestão pública de cultura. O Sistema será apresentado na 4a Conferência Estadual de Cultura, com a temática “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional e Estadual de Cultura”.

O encontro também é a preparatória para a Conferência Nacional de Cultura, que será realizada de 26 a 29 de novembro de 2013, em Brasília. Os objetivos da conferência incluem propor estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação entre os entes federativos e a sociedade civil, povos indígenas e comunidades tradicionais, que dinamizem os sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura, para implementação e consolidação dos Sistemas Nacional, Estadual, Municipais e Setoriais de cultura, envolvendo os respectivos componentes.

Programação em Lajeado:

30 de setembro – Parque Histórico de Lajeado

18h – Abertura do credenciamento de delegados e observadores

19h – Solenidade de Abertura – Abertura, sanção da Lei do Sistema Estadual de Cultura, assinatura do ofício de envio PL do Plano Estadual de Cultura para a Alergs

20h – Colóquio: Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do sistema estadual e nacional de cultura sob a ótica da participação popular

22h – Confraternização

1º de outubro

9h – Painel 1: Implementação do Sistema Estadual e Nacional de Cultura

09h20min – Intervalo

09h30min – Grupos de Discussão:

- Marcos Legais, Participação e Controle Social e Funcionamento dos Sistemas Municipais, Estadual e Setoriais de Cultura, de acordo com os Princípios Constitucionais do SNC;

- Qualificação da Gestão Cultural: Desenvolvimento e Implementação de Planos Territoriais e Setoriais de Cultura e Formação de Gestores, Governamentais e Não Governamentais, e Conselheiros de Cultura;

- Fortalecimento e Operacionalização dos Sistemas de Financiamento Público da Cultura: Orçamentos Públicos, Fundos de Cultura e Incentivos Fiscais;

- Sistemas de Informação Cultural e Governança Colaborativa.

11h30min – Almoço

12h45min – Retorno

13h – Painel 2: Produção Simbólica e Diversidade Cultural

13h20min – Intervalo

13h30min – Grupos de Discussão:

- Criação, Produção, Preservação, Intercâmbio e Circulação de Bens Artísticos e Culturais;

- Educação e Formação Artística e Cultural;

- Democratização da Comunicação e Cultura Digital;

- Valorização do Patrimônio Cultural e Proteção aos Conhecimentos dos Povos e Comunidades Tradicionais.

15h30min – Painel 3: Cidadania e Direitos Culturais

15h50min – Intervalo

16h – Grupos de Discussão:

- Democratização e Ampliação do Acesso à Cultura e Descentralização da Rede de Equipamentos, Serviços e Espaços Culturais, em conformidade com as convenções e acordos internacionais;

- Diversidade Cultural, Acessibilidade e Tecnologias Sociais;

- Valorização e Fomento das Iniciativas Culturais Locais e Articulação em Rede;

- Formação para a Diversidade, Proteção e Salvaguarda do Direito à Memória e Identidades.

18h – Prazo final de credenciamento de delegados

20h – Espaços Simultâneos

- Plenária Estadual de Dirigentes Culturais - Janta

- Plenária Estadual dos Movimentos Culturais de Cultura

- Espaço Livre de Auto-organização

Local: Parque Histórico

22h – Confraternização

Local: Parque Histórico

02 de outubro

8h – Abertura do credenciamento de suplentes

9h – Painel 4: Cultura e Desenvolvimento

9h20min – Intervalo

9h30min – Grupos de Discussão:

- Institucionalização de Territórios Criativos e Valorização do Patrimônio Cultural em Destinos Turísticos Brasileiros para o Desenvolvimento Local e Regional;

- Qualificação em Gestão, Fomento Financeiro e Promoção de Bens e Serviços Criativos Nacionais no Brasil e no Exterior;

- Fomento à Criação/Produção, Difusão/Distribuição/Comercialização e Consumo/Fruição de Bens e Serviços Criativos, tendo como base as Dimensões (Econômica, Social, Ambiental e Cultural) da Sustentabilidade;

- Direitos Autorais e Conexos, Aperfeiçoamento dos Marcos Legais Existentes e Criação de Arcabouço Legal para a Dinamização da Economia da Cultura no Rio Grande do Sul.

11h30min – Prazo final de credenciamento dos suplentes

11h30min – Almoço

13h45min – Retorno

14h – Plenária Final