Estudantes aprendem sobre biotecnologia em oficinas da Univates

Postado em 27/09/2013 19h21min

Por Tuane Eggers

A cada semestre, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates oferece oficinas gratuitas para estudantes de Ensino Médio. Nesta sexta-feira, dia 27, foi realizada a primeira atividade do semestre, que contou com alunos das escolas Érico Veríssimo, de Lajeado, Ensino Médio Estrela, e Cônego Albino Juchem, de Venâncio Aires.

A primeira oficina abordou técnicas de extração de DNA e suas aplicações. Por meio de metodologia simples e de fácil aplicabilidade, os estudantes aprenderam uma técnica caseira de extração de DNA, utilizando morangos como material de análise. O objetivo das oficinas é transmitir aos alunos conceitos essenciais da genética humana, relacionando-os com suas aplicações na área forense, além de ressaltar a importância do controle biológico de pragas em plantações de morango e em outras culturas, com o uso de ácaros predadores.

A próxima atividade, programada para o dia 9 de outubro, será realizada na Luparia da Univates, e abordará conceitos básicos de controle biológico, tecnologias limpas de agricultura e cultivo de ácaros. Já no dia 22, as oficinas englobarão conceitos básicos de genética humana, técnicas moleculares, marcadores genéticos e sua aplicação na prática forense. Encerrando a programação, no dia 24 de outubro ocorrem oficinas sobre aplicação da genética forense em casos famosos, por meio de aula teórica e prática.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5369, ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Primeira atividade abordou técnicas de extração de DNA com morangos como material de análise