Univates dá início à Semana Acadêmica do Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Postado em 26/11/2013 16h36min

Por -

Ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 25, a abertura da primeira edição da Semana Acadêmica do Curso Técnico em Segurança do Trabalho. O evento contará com diversas palestras sobre a atuação do profissional da área e sobre a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados, além de abordar o cenário atual da Prevenção e Combate a Incêndios.

A primeira noite do evento contou com o painel "A atuação do profissional de Segurança do Trabalho e as perspectivas de futuro para o profissional", com Maria Muccillo, profissional da área de saúde e segurança do trabalho e representante da Fundacentro – instituição vinculada ao Ministério do Trabalho, que realiza pesquisas sobre a área. Na oportunidade, a palestrante, a partir de sua experiência e de suas vivências como docente e como profissional da área, falou sobre os focos de atuação do profissional TST, sobre ética e condutas da profissão e sobre os desafios que esses profissionais estarão enfrentando no mercado de trabalho.

A atividade prossegue até o dia 29 e conta com a participação de alunos, diplomados e professores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Univates. O evento objetiva comemorar o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, festejado no dia 27 de novembro.

Interessados em participar do evento podem se inscrever pelo site www.univates.br/eventos.

Confira a programação:

- 26 de novembro, 19h10min, auditório do Prédio 3 - 1ª noite de apresentação dos relatórios de estágio de conclusão de curso

- 27 de novembro, 19h, auditório do Prédio 11 - Palestra Técnica sobre a NR 36 – Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados

Palestrante: Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho, técnico em Segurança do Trabalho, membro da Comissão Tripartite da NR 36 e autor do livro comentado sobre a NR 36, Moacir Ceriguelli

- 28 de novembro, 19h10min, auditório do Prédio 3 - Mesa/Painel "O cenário atual da Prevenção e Combate a Incêndios"

Convidados: Engenheiro de Segurança do Trabalho da Ufrgs; coordenador do CB-24 RS Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio da ABNT núcleo RS; coordenador adjunto da Comissão do Crea-RS para investigação do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria; coordenador do Mercofire; coordenador do Grupo de Trabalho GT-PPCI do Crea-RS, Carlos Wengrover; Capitão do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Cássio Conzatti; e diretor da Pró-Ação Centro de Treinamento Medicina e Segurança do Trabalho, Jones Favaretto.

- 29 de novembro, 19h10min, auditório do Prédio 3 – 2ª noite de apresentação dos relatórios de estágio de conclusão de curso

Profissional da área de saúde e segurança do trabalho Maria Muccillo

Público presente no evento