Prevenção de incêndios entra em debate durante semana acadêmica

Postado em 29/11/2013 10h21min

Por Ronaldo Ely Rempel

Na noite de quinta-feira, dia 28, o curso técnico em Segurança do Trabalho da Univates promoveu a palestra sobre “Prevenção e Combate de Incêndios”. A atividade integrou a programação da semana acadêmica do curso e trouxe profissionais renomados da área, como o engenheiro civil integrante da comissão do CREA-RS para investigação do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, Carlos Wengrover, o professor universitário na área de prevenção e combate de incêndios, Luiz Henrique Anjos, o comandante do Corpo de Bombeiro de Lajedo, Capitão Cássio Conzatti, além do engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, Jones Favretto.

Segundo Luiz em situações de emergência as pessoas agem por extinto, ocorrendo muitas vezes o esmagamento de pessoas que caem no chão, como no caso da Boate Kiss. “É necessário que locais de grande circulação tenham planos de evacuação, eficazes, como os estádios projetados para a Copa de 2014”, salienta.

Para Carlos a cultura de prevenção a incêndios no país tem muito a evoluir. “A prevenção de incêndios deve estar presente junto ao projeto arquitetônico das construções, não por meio de adaptações posteriores”, afirma.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Palestra integrou a programação da semana acadêmica do curso técnico em Segurança do Trabalho

Ronaldo Ely Rempel

Palestra contou com a participação do engenheiro civil integrante da comissão do CREA-RS para investigação do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, Carlos Wengrover