Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cursos técnicos: qualificação diferenciada para o mercado de trabalho

Postado em 29/11/2013 17h46min

Por Ronaldo Ely Rempel

Está aberto o período de inscrições para os Cursos Técnicos da Univates. As opções oferecidas para o primeiro semestre de 2014 são os técnicos em Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Informática, Manutenção Automotiva, Química, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias e Vendas.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.univates.br/tecnicos até o dia 31 de dezembro, e para se inscrever é necessário cursar, ou ter concluído, o ensino médio. Após a inscrição pela internet, será feita a matrícula, nos dias 7 e 8 de janeiro, no auditório do Prédio 11, das 16h às 21h, mediante a apresentação dos seguintes documentos: comprovante de matrícula ou de conclusão do Ensino Médio, uma foto 3x4, além de fotocópias da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, quitação da última eleição e do documento militar. Menores de idade devem vir acompanhados de seu responsável.

Segundo a diretora do Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, Edí Fassini, a formação técnica é o que as empresas estão demandando com maior frequência. Em todos os setores, inúmeras vagas de trabalho solicitam formação técnica. “Aqui na Univates os cursos técnicos proporcionam profissionalização a partir de sólidos conhecimentos científicos e experimentação prática em laboratórios atualizados”, afirma a professora. Além disso, os espaços físicos e equipamentos, as condições de pesquisa bibliográfica, professores especialistas em diferentes áreas, tudo isso oportuniza aos alunos um aprendizado diferenciado. “Temos como meta formar profissionais que apresentem um diferencial no mercado”, ressalta.

Conforme o vice-reitor da Univates, Carlos Cyrne, antigamente tinha-se a visão de que o profissional com formação técnica apenas realizava trabalhos braçais, sendo pouco necessária a capacidade de raciocínio, gerando desvalorização do trabalho. Hoje, a realidade é outra, e na Univates busca-se uma formação mais ampla e que possibilite ao profissional maiores competências. “Os cursos técnicos são de suma importância para o desenvolvimento do país, afinal, sem ter alguém que aperte o parafuso, não há máquina que funcione. Mais do que isso, aqui na Univates procuramos qualificar profissionais que saibam por que apertar um parafuso, como fazer e quais as consequências disso”, afirma Cyrne.

Transações Imobiliárias

Uma das opções é o curso Técnico em Transações Imobiliárias que busca formar profissionais para atuar na assessoria técnica a investidores da área imobiliária, mediando negócios a partir de sólidos conhecimentos técnicos, postura ética e responsabilidade social e ambiental. A qualificação possibilita atuar como corretor de imóveis, assessorando ações de compra, venda e locação de imóveis; orientar para a realização de registro e transferência de imóveis, ler e interpretar plantas e mapas de ocupação urbana.

Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5294, ou pelo e-mail cep@univates.br.

 

 

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Técnico em Transações Imobiliárias busca formar profissionais para atuar na assessoria técnica a investidores da área imobiliária

Tuane Eggers

Técnico em Manutenção Automotiva busca suprir a demanda por profissionais da área na região

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas