Vestibular da Univates propõe reflexão sobre a importância da leitura

Postado em 01/12/2013 17h36min

Por Tuane Eggers / Ronaldo Ely Rempel

A importância da leitura, a quantidade de informações que circulam atualmente e a relação com o tempo foram os temas das propostas de redação desta edição do Vestibular de Verão da Univates. A prova foi realizada na tarde deste domingo, 1º de dezembro, no Câmpus Lajeado, e contou com mais de 2,6 mil inscritos, oriundos de mais de 100 municípios do Rio Grande do Sul.

Os cursos de Direito, Administração, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Psicologia e Ciências Contábeis foram os mais procurados desta edição. Do total de candidatos, 42% foram homens e 58% mulheres, sendo que 1.626 optaram pelo espanhol como língua estrangeira e 990 escolheram a língua inglesa.

A prova foi composta por 45 questões objetivas e uma redação, na qual os candidatos puderam optar entre escrever um texto dissertativo-argumentativo baseado no texto “O Brasil precisa formar novos leitores”, publicado no portal Gazeta Online, ou no texto “Nove Minutos”, da escritora Cláudia Laitano, ou, ainda, podiam elaborar uma crônica baseada na letra da música “Nada tanto assim”, do grupo Kid Abelha.

O primeiro vestibulando a entregar a prova no Prédio 12 foi Eduardo Wahlbrinck, de 18 anos, do município de Teutônia, que optou pelo curso de Educação Física – bacharelado. Se for aprovado, pretende efetuar sua matrícula para iniciar o curso no próximo semestre. Ele optou pela segunda proposta de redação e, em seu texto, abordou os prejuízos da falta de leitura e de utilizar a escrita apenas nas redes sociais, deixando-a mais informal.

O gabarito da prova pode ser conferido, a partir das 19h, no site da Univates – www.univates.br/vestibular/gabarito. O listão dos aprovados será divulgado até a próxima quinta-feira, dia 5, e as matrículas ocorrem no período de 6 a 12 de dezembro, no auditório do Prédio 11, nos turnos manhã e noite.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Nota do Enade atrai estudante

Para o estudante Leonardo Kronbauer, de 20 anos, que estava acompanhado do pai Gerson Aita, a nota obtida pelo curso de Relações Internacionais na última avaliação do Exame Nacional dos Estudantes (Enade) foi decisiva na opção pelo Vestibular da Univates. Natural de Santa Rosa, o vestibulando conta que pesquisaram sobre a Instituição e a graduação pretendida, que chamou atenção pela qualidade. “A infraestrutura da Univates também chamou nossa atenção, e nos surpreendemos ao ver tudo de perto”, ressaltou Aita. O futuro acadêmico conta que a companhia do pai é importante neste momento, principalmente por proporcionar tranquilidade ao realizar a prova. O pai salienta que o vestibular é um momento marcante para demonstrar seu apoio ao filho, além de poder reviver a época em que ele mesmo realizou seu processo seletivo.

Outra vestibulanda que esteve acompanhada neste importante momento foi Cátia Simone Von Muhlen, 33 anos, moradora de Teutônia, que recebeu o apoio de seu namorado Edemar Agostini. Ela também escolheu o curso de Relações Internacionais, principalmente por ter interesse em outros idiomas e perceber o curso como possibilidade de aprimorar seus conhecimentos. Por estar há algum tempo afastada dos estudos, ela decidiu realizar o simulado disponível no site da Univates. “Pedi a companhia do meu namorado para amenizar o nervosismo antes da prova”, acrescentou.

Pais e acompanhantes participam de atividades especiais

Nesta importante fase de transição na vida dos jovens, muitos pais ainda seguem a tradição de acompanhar seus filhos e mostrar seu apoio do lado de fora da sala, no momento da prova. Exemplo disso é o casal Ângela Vargas e Luiz Amair Braga Vargas, do município de Amaral Ferrador, localizado há cerca de três horas e meia de Lajeado.

Eles acompanharam o filho Davis Luiz de Vargas, de 20 anos, que reside em Santa Cruz do Sul e prestou vestibular para o curso de Enfermagem. “É muito importante mostrar apoio ao nosso filho neste momento. Como não tivemos a oportunidade de cursar Ensino Superior, fazemos de tudo para oportunizar isso ao nosso filho. E participando do passeio, podemos ver onde a Univates reinveste o valor da mensalidade”, destacaram.

Durante o período de realização da prova, os pais e acompanhantes puderam conhecer a estrutura da Instituição, por meio de um passeio guiado pelo câmpus. Os estúdios da TV e Rádio Univates, os laboratórios dos cursos de Estética e Cosmética e a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures) foram alguns dos locais abertos para visitação. Além disso, o Cedelinho também esteve disponível aos interessados em conhecer o Complexo Esportivo e os Prédios 16 e 17.

E como o calor típico do verão marcou a tarde do domingo, terminada a prova, os vestibulandos puderam se refrescar com um sorvete feito especialmente para a ocasião.

O perfil dos vestibulandos da Univates

A maioria dos vestibulandos que prestou a prova de verão tem entre 16 e 20 anos, cursou o Ensino Médio no turno da manhã e em escola pública, exerce atividade profissional remunerada e pretende se deslocar até a Univates utilizando transporte público. A preferência musical dos vestibulandos divide-se entre o estilo sertanejo, o rock e o pop rock.

Texto: Tuane Eggers / Ronaldo Ely Rempel

Pais e acompanhantes participaram de atividades especiais

A vestibulanda Cátia Von Muhlen recebeu o apoio do seu namorado Edemar

Tuane Eggers