Aulas de Medicina na Univates devem iniciar em abril

Postado em 03/12/2013 14h35min

Por Tamara Bischoff

Instituição reuniu-se com docentes para repassar detalhes do curso

Professores que atuarão no Curso de Medicina da Univates estiveram reunidos, na noite da segunda-feira, dia 2, na Sede Social da Instituição, para uma reunião com a Pró-Reitoria de Ensino. O objetivo do encontro foi repassar informações gerais a respeito de processo seletivo, número de vagas, mensalidades, financiamento estudantil, capacitação em Metodologias Ativas entre outros assuntos.

Na ocasião, o reitor da Univates, professor Ney Lazzari, relembrou a trajetória de criação do curso, desde o início do projeto até sua autorização por parte do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União no último dia 28 de novembro. Conforme ele, a ideia era oferecer 60 vagas anuais, no entanto, foram aprovadas somente 50, número que depende da quantidade de leitos do SUS nos hospitais conveniados. “A previsão é de que consigamos, mais adiante, aumentar para 60 vagas”, afirmou. Ainda, conforme Lazzari, essas dez vagas a menos acabarão refletindo em valor maior na mensalidade que estava prevista. Mesmo assim, o curso da Univates ficará com valor intermediário entre os demais oferecidos no RS.

O reitor ressaltou a rapidez com que todo o processo do curso tramitou (cerca de um ano e meio), uma vez que algumas autorizações para Medicina chegavam a demorar até seis anos.Ele também reforçou que a Univates não terá hospital próprio. “O que temos aqui é um grande convênio. Sozinhos não conseguiríamos oferecer este curso”, disse, referindo-se às parcerias com o Hospital Bruno Born (HBB), o Hospital Estrela e as prefeituras de Lajeado e Estrela. “Este é um grande desafio para nossa região, e esperamos manter o padrão de qualidade já atestado pelas avaliações do MEC e de outras instituições”, destacou Lazzari.

Entre os investimentos em infraestrutura previstos para os próximos meses e anos estão o repasse de recursos para conclusão do prédio do HBB localizado na rua Júlio de Castilhos (em contrapartida, a Univates ocupará dois andares para o curso de Medicina e demais graduações da área da saúde), a construção do Laboratório de Habilidades II, junto à rua Bento Rosa, e de um prédio para instalação de um ambulatório abrangendo cerca de 20 especialidades nas áreas médica e odontológica.

Na oportunidade, a pró-reitora de Ensino, professora Luciana Carvalho Fernandes, apresentou dados dos cursos de Medicina do estado (o da Univates é o 13º do RS e Lajeado o 8º município do estado a oferecer o curso) e explicou a proposta de currículo modular, que propõe o trabalho por eixos temáticos e não por disciplinas. “A ideia é que o estudante seja sujeito de seu próprio aprendizado, tendo ele papel ativo, e sendo o professor um facilitador”, reforçou a pró-reitora. “Agora iniciamos a etapa mais importante: dar vida ao que está escrito no projeto pedagógico”, disse Luciana.

O modelo do curso foi pensado para suprir a necessidade de médicos para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudantes terão contato, desde o primeiro semestre, com a prática do trabalho direto nas comunidades para conhecer a realidade da saúde na região. A carga horária total será de 9.380 horas, distribuídas em 12 semestres e em três módulos: doenças, cuidados, saúde, pesquisa; base científica e técnicas da prática médica; e integração, ensino, serviço e comunidade.

Segundo o coordenador do curso, professor Luiz Fernando Kehl, caberá aos professores fazer com que a qualidade permeie as atividades do dia a dia. Ele também falou sobre o que ensinar, como desenvolver o processo ensino-aprendizagem e como avaliar, ressaltando a importância das metodologias ativas na educação dos futuros profissionais. Finalizando a reunião, a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico da Univates, professora Márcia Rehfeldt, apresentou o curso de formação em Metodologias Ativas de Aprendizagem que será oferecido aos docentes.

Processo seletivo

O processo seletivo para o curso de Medicina será realizado por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova que é aplicada anualmente pelo Governo Federal. Haverá um período de inscrições on-line, que deve ocorrer entre o final de fevereiro e início de março do próximo ano, e os 25 melhor classificados – de acordo com critérios específicos – ocuparão as vagas do curso. As aulas da primeira turma devem iniciar no mês de abril e as da segunda turma, também de 25 alunos, em agosto de 2014.

Texto: Tamara Bischoff

Encontro reuniu futuros docentes do curso de Medicina da Univates

Tamara Bischoff

Participantes receberam informações gerais sobre o curso, que terá início em abril