DCE lança livro que conta a história do Diretório

Postado em 12/12/2013 17h32min

Por -

A noite desta quarta-feira, dia 11 de dezembro, foi marcada por muita emoção, reencontros e sentimento de dever cumprido. Em frente ao DCE, no prédio 9 da Univates, foi celebrado o lançamento oficial do Livro “História do Diretório Central de Estudantes da Univates”. O evento contou com a presença de várias autoridades de Lajeado e região, membros de gestões passadas, coordenadores da União Estadual dos Estudantes – Livre/RS e integrantes de Diretórios Acadêmicos da Univates.

Na abertura, ocorrida às 20h, o prefeito Luís Fernando Schmidt salientou a proximidade do atual governo com o DCE, da pluralidade do Diretório e relembrou os tempos em que o movimento estudantil foi imprescindível para ajudar a derrubar a ditadura que o nosso país vivia nos anos 70. Neli Machado, co-autora da obra e integrante do Centro de Memória da Univates, sentiu-se lisonjeada por fazer parte desse resgate às raízes do Diretório, fazendo citações aos momentos e passagens importantes  do livro e que refletem o espírito da juventude exposto pelos estudantes.

Marisa Bastos, coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, parabenizou a Univates pela implementação do curso de Medicina, e pontuou o fato da importância de um grupo de jovens como os militantes do movimento estudantil na região para representar os estudantes que devem lutar pelos seus direitos. Paula Abella, atual presidente do DCE, recordou das últimas conquistas do Diretório e das ínfimas jornadas de lutas em prol dos direitos estudantis e do movimento feminista, sendo precedida pela ex-presidente Diane Sordi, que foi uma das responsáveis para dar esse novo espírito ao DCE da maneira que conhecemos hoje: transparente, democrático e a cara dos estudantes.

O reitor da Univates, Ney Lazzari, surpreendeu a todos quando subiu ao palanque portando suas carteirinhas estudantis, tanto da universidade na qual cursou sua graduação como da UEE/Livre-RS, mostrando assim que também já foi militante do movimento estudantil. Lazzari comentou um pouco sobre a história do Centro Universitário e da caminhada que vem sendo feita pelo mesmo no decorrer dos anos. Lembrou que é necessário que se tenha um DCE como o atual para reivindicar os direitos, e lutar pelas causas estudantis.

Ao final da cerimônia, Neli Machado e Patrícia Schneider, do Centro de Memória, entregaram as primeiras cópias do livro para o reitor, Ney Lazzari, como representante da Univates, para Natália Devitte, como representante dos alunos e para Renato Hilgert, ex-presidente do DCE e professor da Univates, como representante dos professores. Após, todos os presentes foram convidados a um coquetel e a retirar seus exemplares do livro, bem como a conhecer o espaço que o DCE oferece dentro da instituição para melhor acomodar os estudantes.

Fonte: DCE Univates