Mestrado em Biotecnologia da Univates realiza duas primeiras defesas de dissertações

Postado em 12/12/2013 18h18min

Por -

Nesta quinta-feira, dia 12, foram realizadas as duas primeiras defesas de dissertações de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates. Os trabalhos intitulados “Relação entre dieta e polimorfismos do gene TCF7L2 sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos” e “Relação entre dieta e polimorfismos do gene IL6R e IL6 sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos” foram apresentados pelas alunas Crislene Aschebrock Sippel e Rafaela Mundstock de Azevedo Bastian, respectivamente.

Para a coordenadora do PPGBiotec, professora Claucia Fernanda Volken de Souza, o fato de ambas as defesas ocorrerem três meses antes do prazo máximo, que é de 24 meses, mostra o comprometimento e a dedicação das alunas durante a realização do curso de Mestrado e desenvolvimento das atividades experimentais de seus trabalhos de pesquisa. Além disso, um dos critérios de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu pela Capes é o período de tempo dos alunos para conclusão do curso. Para que os PPGs sejam bem avaliados nesse quesito, esse período não pode ser superior a 24 meses.

Para as alunas Crislene e Rafaela, a conclusão do curso de Mestrado em Biotecnologia representa uma grande conquista que contribui para seu crescimento pessoal e profissional. “O mestrado nos proporcionou conhecer profissionais das mais diversas áreas, oportunizando adquirir novos conhecimentos e trocas de experiências. Agradecemos a dedicação e o incentivo de todos os professores do PPGBiotec e, em especial, às professoras da Linha de Pesquisa da Nutrigenética”, ressaltam.

Já para as professoras Júlia Pasqualini Genro, Simone Morelo DalBosco e Verônica Contini, que atuaram na orientação dos trabalhos de pesquisa das alunas, essas defesas representam uma etapa importante, mostrando a consolidação da linha de Nutrigenética dentro do Mestrado. Essa linha de pesquisa visa a entender as interações gene-dieta e sua influência na saúde humana. A amostra já conta com mais de 500 indivíduos com DNA pronto para as análises, assim como todos os dados bioquímicos, antropométricos e dietéticos coletados.

“Os trabalhos das mestrandas mostraram resultados muito interessantes de interações entre variações genéticas e fatores da dieta. Esperamos que esses resultados contribuam para o fortalecimento do nosso PPGBiotec, bem como para o conhecimento científico. Certamente a Nutrigenética no futuro poderá servir de ferramenta para auxiliar no manejo de doenças crônicas”, completam.

Mais informações sobre o Mestrado em Biotecnologia podem ser obtidas pelo site www.univates.br/ppgbiotec

Crislene Aschebrock (e) e Rafaela Mundstock de Azevedo Bastian

Ronaldo Ely Rempel