Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mestrado em Biotecnologia da Univates realiza duas primeiras defesas de dissertações

Postado em 12/12/2013 18h18min

Por -

Nesta quinta-feira, dia 12, foram realizadas as duas primeiras defesas de dissertações de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates. Os trabalhos intitulados “Relação entre dieta e polimorfismos do gene TCF7L2 sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos” e “Relação entre dieta e polimorfismos do gene IL6R e IL6 sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos” foram apresentados pelas alunas Crislene Aschebrock Sippel e Rafaela Mundstock de Azevedo Bastian, respectivamente.

Para a coordenadora do PPGBiotec, professora Claucia Fernanda Volken de Souza, o fato de ambas as defesas ocorrerem três meses antes do prazo máximo, que é de 24 meses, mostra o comprometimento e a dedicação das alunas durante a realização do curso de Mestrado e desenvolvimento das atividades experimentais de seus trabalhos de pesquisa. Além disso, um dos critérios de avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu pela Capes é o período de tempo dos alunos para conclusão do curso. Para que os PPGs sejam bem avaliados nesse quesito, esse período não pode ser superior a 24 meses.

Para as alunas Crislene e Rafaela, a conclusão do curso de Mestrado em Biotecnologia representa uma grande conquista que contribui para seu crescimento pessoal e profissional. “O mestrado nos proporcionou conhecer profissionais das mais diversas áreas, oportunizando adquirir novos conhecimentos e trocas de experiências. Agradecemos a dedicação e o incentivo de todos os professores do PPGBiotec e, em especial, às professoras da Linha de Pesquisa da Nutrigenética”, ressaltam.

Já para as professoras Júlia Pasqualini Genro, Simone Morelo DalBosco e Verônica Contini, que atuaram na orientação dos trabalhos de pesquisa das alunas, essas defesas representam uma etapa importante, mostrando a consolidação da linha de Nutrigenética dentro do Mestrado. Essa linha de pesquisa visa a entender as interações gene-dieta e sua influência na saúde humana. A amostra já conta com mais de 500 indivíduos com DNA pronto para as análises, assim como todos os dados bioquímicos, antropométricos e dietéticos coletados.

“Os trabalhos das mestrandas mostraram resultados muito interessantes de interações entre variações genéticas e fatores da dieta. Esperamos que esses resultados contribuam para o fortalecimento do nosso PPGBiotec, bem como para o conhecimento científico. Certamente a Nutrigenética no futuro poderá servir de ferramenta para auxiliar no manejo de doenças crônicas”, completam.

Mais informações sobre o Mestrado em Biotecnologia podem ser obtidas pelo site www.univates.br/ppgbiotec

Crislene Aschebrock (e) e Rafaela Mundstock de Azevedo Bastian

Ronaldo Ely Rempel

Notícias Relacionadas