Professor do CCHJ recebe título de doutor e PhD

Postado em 13/12/2013 09h46min

Por Tamara Bischoff

Mais um professor da Univates defendeu tese recentemente, desta vez em Nanterre, na França. Daniel Granada, professor da área de Humanidades do Centro de Ciências Humanas e Jurídicas, realizou a tese em cotutela entre duas universidades – University of Essex (Reino Unido) e Université de Paris Ouest Nanterre La Défense (França). Com a defesa, recebeu a titulação de PhD em História pela University of Essex, e de doutor em Etnologia pela Université de Paris Ouest Nanterre La Défense.

A tese, redigida em francês, intitula-se Les mestres, les groupes et les « lieux dynamiques ». Identité et relocalisation de la pratique de la capoeira à Paris et à Londres e aborda problemáticas associadas à globalização e transnacionalização da prática da capoeira em grandes metrópoles mundiais como Paris e Londres, mostrando faces escondidas ou pouco evidentes do processo de globalização.

Elaborada a partir de etnografia multi-situada, a temática explora questões identitárias relacionadas à deslocalização da prática originária do Brasil e sua consequente apropriação e relocalização pelos praticantes locais, bem como as relações de poder empregadas na luta por legitimidade neste "mercado".
O trabalho foi dirigido por Stefania Capone - Directrice de recherche CNRS, Ecole des Hauts Etudes en Sciences Sociales (EHESS) / Institut Interdisciplinaire d’Anthorpologie du Contemporain, e Matthias Röhrig Assunção - Reader in History, University of Essex.

A banca foi composta por: Matthias Röhrig Assunção (University of Essex), Stefania Capone (CNRS, EHESS/IIAC), Kali Argyriadis (IRD, URMIS/Université Paris VII), Frédérique Fogel (CNRS, LESC/Université Paris Ouest Nanterre La Défense), Marie Rodet (University of London), Tony Swift (University of Essex).

Texto: Tamara Bischoff

Michel Leroux