Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Incubada da Inovates está implantando modelo de processo de software

Postado em 13/12/2013 16h37min

Por Tuane Eggers

A empresa Retta Tecnologia da Informação, uma das incubadas da Incubadora Empresarial da Univates – Inovates, está implementando um modelo de boas práticas diferenciado na área de desenvolvimento de software na região do Vale do Taquari: o MR-MPS-SW – Melhoria de Processo do Software Brasileiro. O objetivo é melhorar a capacidade do processo produtivo, compatível com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente, de forma a garantir qualidade nos seus produtos e serviços.

Conforme um dos sócios da Retta, Diego Tiemann, a implantação iniciou no mês de outubro e a previsão da primeira avaliação, feita por um avaliador autorizado do sistema, o final do primeiro semestre de 2014. “Isso muda toda a forma que a empresa vem trabalhando, facilitando a gestão e a execução de projetos, por meio da implantação de boas práticas que estão se tornando essenciais. Não sabemos como trabalhávamos sem elas antes”, explica.

Para ele, com dois meses de atuação no novo modelo, já podem ser percebidas melhorias, quase diariamente, na qualidade de atuação da empresa. “Esse modelo já é utilizado por muitas empresas do país, pois orienta a utilização das melhores práticas na área de engenharia e software, mas poucas empresas na região possuem essa certificação”, comenta.

Recentemente, a empresa também migrou seu sistema de gestão de projetos para um sistema opensource – com código-fonte aberto – que permite gerenciar de forma mais eficiente os projetos e tarefas. Segundo Diego, com o novo sistema a empresa está conseguindo ter rastreabilidade vertical e horizontal dos requisitos. “Hoje consigo ver no novo sistema de gestão todas as linhas de código-fonte que foram adicionadas, removidas ou modificadas para atender a determinado requisito”, ressalta. A previsão é de que no próximo ano a incubada seja transferida para o novo prédio do Parque Tecnológico e Científico do Vale do Taquari – Tecnovates, que será inaugurado no primeiro semestre de 2014.

 

Saiba mais sobre a empresa

A Retta Tecnologia da Informação é uma fábrica de software, que desenvolve soluções personalizadas em diversas linguagens de programação, tanto para web quanto para dispositivos móveis, conforme a necessidade dos clientes. A empresa existe desde 2005, porém está incubada na Inovates desde o ano de 2010. Atualmente, conta com sete colaboradores diretos e dois indiretos, além de diversos parceiros comerciais.

 

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas